Acidente com tanque do Exército deixa dois feridos em evento com Jobim

Fonte: Folha Online

Duas pessoas tiveram fraturas após um tanque do Exército derrubar a estrutura metálica onde estavam fotógrafos e cinegrafistas que registravam, nesta sexta-feira, a troca de comandantes do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre-RS.

O acidente ocorreu por volta das 12h, durante o desfile de veículos blindados, no final da solenidade, ao lado do palanque montado para o ministro Nelson Jobim (Defesa).

Um tanque Leopard, que pesa 40 toneladas, virou seu canhão de 105 milímetros como saudação ao ministro, mas não reposicionou o armamento após passar diante do local onde estavam as autoridades.

Poucos metros depois, o canhão acabou se chocando e arrastando uma plataforma, derrubando quatro pessoas. Um fotógrafo civil que trabalhava para o Exército fraturou o nariz e um cinegrafista militar quebrou o braço. Outros dois militares tiveram escoriações leves.

O Comando Militar do Sul não revelou os nomes dos feridos e informou que abriu uma sindicância para apurar se houve falha mecânica ou erro do comandante do tanque.

Segundo o Exército, toda a solenidade --inclusive o desfile dos blindados e a posição dos cinegrafistas havia sido ensaiada nos últimos dias. O generalde exército José Carlos de Nardi substituiu José Elito Carvalho Siqueira no Comando Militar do Sul, que abrange os três Estados sulistas.