EADS realiza teste de rodagem de avião destinado ao Brasil

Fonte EFE - Via G1

A Divisão de Aviões de Transporte Militar do grupo aeroespacial europeu EADS realizou hoje em Madri um teste de rodagem do primeiro avião P-3A destinado à patrulha marítima da Força Aérea Brasileira.

Fontes do consórcio informaram hoje que se trata do primeiro de nove aviões P-3 adquiridos pelo Governo do Brasil e que inclui modificações na instalação de sensores de tecnologia avançada, integração total dos novos sensores com o novo sistema tático FITS da EADS CASA e uma nova aviônica Thales compatível com a do avião C-295.

Estes aviões serão usados principalmente em missões de Patrulha Marítima para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, no controle de fronteiras, no combate ao narcotráfico e em missões de salvamento em uma área de mais de 6 milhões de quilômetros quadrados atribuídos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Icao) ao Brasil, praticamente todo o Atlântico Sul.

O avião conta também com novos sistemas de navegação e comunicação, novos instrumentos de motor, um novo piloto automático digital, um sistema para o lançamento de mísseis Arpón, novo acondicionamento interior e exterior, um novo Centro de Apoio à Missão e um novo Treinador Tático para a tripulação de missão.

O FITS integra os sensores de missão e proporciona uma interface com os novos sistemas de navegação, aumentando assim o rendimento operacional dos Aviões da Patrulha Marítima.

O teste de rodagem aconteceu nas instalações da EADS na localidade madrilena de Getafe.


Salida de fábrica del primer P-3 de la Fuerza Aérea brasileña.

Fonte: Defensa.com

Tuvo lugar, en las instalaciones de Airbus Military en Getafe (Madrid) la salida de fábrica del primer P-3A modificado de patrulla marítima de la FAB, con la presencia de su jefe, el teniente general del aire Juniti Saitol.

Se utilizarán principalmente para la protección de la Zona Económica Exclusiva (ZEE), control de fronteras, del tráfico drogas en la Región Amazónica y en misiones de Salvamento y Rescate en un área de más de 6 millones de km2. asignados por la OACI (Organización de la Aviación Civil Internacional) al Gobierno de Brasil, prácticamente todo el Atlántico Sur.

Se trata de de los nueve adquiridos por el país sudamericano, que ha recibido equipos nuevos: sensores de tecnología avanzada, su integración total con el sistema táctico FITS, aviónica Thales compatible con la del C-295 y de navegación y comunicación, instrumentos de motor, piloto automático digital, un HACLCS para el lanzamiento de misiles Harpoon, reacondicionamiento interior y exterior, un nuevo Centro de Apoyo a la Misión y un entrenador táctico para la tripulación.

El FITS integra los sensores de misión y proporciona una interfaz con los nuevos sistemas de navegación, aumentando así el rendimiento operacional. Cuenta con consolas de operador universales y redundantes, reconfigurables por SW, un interfaz hombre-máquina intuitivo y flexible y una arquitectura de Sistema Abierto y Empleo de Equipos Comerciales (COTS), que le permite liderar el mercado de este tipo de aviones. Airbus Military también ha modernizado los P-3 del Ejército del Aire español y ha suministrado ya seis de los 36 CN-235 (como base para el HC-144A) para el programa Deepwater del US Coast Guard.

Portugal adquirió en 2006 doce C-295, de los que cinco son de patrulla marítima MPA con FITS y la Marina chilena tres, con una opción por cinco más. Otros países que cuentan con aviones de patrulla marítima de esta división de Airbus son Irlanda y Mexico. En España, SASEMAR, dependiente del Ministerio de Fomento, adquirió tres CN-235 MPA, el Ejército del Aire encargó la conversión en aviones de patrulla marítima de media docena de CN-235 de su inventario y la Guardia Civil adquirió dos CN-235 MPA en 2007. El FITS puede ser instalado tanto en plataformas de EADS como en las de otros fabricantes.


Ficha Técnica:



O P-3A Brasileiro

Por: Equipamentos-Militares/Aéreo

A Força Aérea Brasileira não dispunha de uma aeronave anti-submarino desde 1976 com a desativação do Lockheed P2V Neptune. Atualmente, a patrulha e esclarecimento marítimos são realizados pelo Embraer EMB-111 Bandeirulha, com autonomia menor e sistemas já defasados. Para preencher esta lacuna, foram adquiridas 12 aeronaves P-3A dos estoques dos Estados Unidos no AMARC. O P3-A foi selecionado pelo menor tempo de uso das células. Destas aeronaves, apenas oito estão em processo de modernização na Construcciones Aeronáutica S.A. (CASA) e as demais servirão como fonte de peças. Foi selecionado para as aeronaves o sistema de missão Casa FITS (Fully Integrated Tactical System).Os P-3 serão utilizados principalmente em missões de patrulha marítima, para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, controle de fronteiras e em missões de busca e salvamento.A primeira aeronave modernizada deverá ser entregue em 2008.O ideal seria a modernização das 12 aeronaves e a aquisição de mais 4 para reposição. Assim, seria possível cobrir toda a área marítima de jurisdição brasileira, com essa que é a melhor aeronave do mundo nessa categoria.

Recentemente a USN inciou o programa MMA (Multimission Maritime Aircraft), voltado para finalmente substituir os P-3 e EP-3 da sua frota. Em meados de 2003, contudo, a Marinha decidiu que o MMA substituirá apenas os P-3 utilizados em patrulha marítima; o vencedor da final entre o Orion 21, uma versão "envenenada" dos velhos P-3, proposta pela Lockheed, e o 737-700MMA da Boeing, entrará em serviço até 2010, como principal avião de patrulha da maior Marinha do mundo. No fundo do meu coração acredito em uma coisa: mostrarei aos meus filhos, daqui uns 20 anos, um Orion e direi - filhos, esse avião está voando a mais de 60 anos - e continua sendo o melhor. Lockheed Orion, belo, mas implacável.
Lockheed P-3 Orion
Comprimento : 35,61 m
Envergadura : 30,37 m
Altura : 10,27 m
Peso max. decol (kg): 61.235
Vel. cruzeiro: 611km/h
Vel. maxima:761km/h
Alcance (km): 3.833
Teto de Serviço: 8.625
Tripulação: de 10 a 15
Armamento: 9.060 kg em armas como torpedos Mk 46/50, cargas de profundidade Mk 54/57/101, minas Mk 25/39/55/56, mísseis AGM-84 Harpoon e AGM-65 Maverick.

P-3 orion em Vídeo: