MiG-21 «Lancer» |
Avião de caça (Elbit) AREA MILITAR NOTA: Este avião deu uma canseira nos F-15 e F-16 da USAF no Red Flag 2008.04 que consideraram o avião muito dificil de derrubar tanto na arena BVR como no dog fight. Em muitos momentos o avião foi considerado invisível aos sensores. |
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: 14.7 M Envergadura: 7.15 M Altura: 4.13 | 1 x motores Tumansky R-25-300 Potência total: 7000 Kgf |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: 5450 Kg Peso máximo/descolagem: 9800 Kg Numero de suportes p/ armas: 4 Capacidade de carga/armamento: Kg Tripulação / passageiros: 1 | Velocidade Maxima: 2175 Km/h Máxima(nível do mar): 900 Km/h De cruzeiro: 1150 Km/h Autonomia standard /carregado : 900 Km Autonomia máxima / leve 1000 Km. Altitude máxima: 17500 Metros |
A tabela de comparações de características foi removida temporariamente
Canhões |
- 1 x 23mm GSh-23 (Calibre: 23 ) |
Radares |
- IAI / ELTA Systems EL/M-2032 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 51Km) |
O MiG-21 «Lancer» não é um novo avião, mas sim a designação dada a uma das modificações ao caça MiG-21 modernizado já depois do colapso das industrias da antiga União Soviética.
Logo que a URSS acabou, muitos dos utilizadores deste tipo de aeronave ficaram praticamente sem assistência, ou com assistência limitada a apenas parte da aeronave.
O MiG-21 «Lancer», modernizado pela empresa ELBIT de Israel, em colaboração com a industria romena é uma dessas versões.
A empresa colocou os seus serviços de modernização ao serviço dos antigos utilizadores da aeronave e está em condições de efectuar vários tipos de modernização ao MiG-21,
O avião, que recebeu um cockpit modernizado também ficou adaptado a disparar uma série de novos sistemas de armas, em conexão com o radar ELTA.
O MiG-21 Lancer além de poder disparar mísseis ar-ar R-60, R-73 passa também a dispor de capacidade para utilizar mísseis Python-3 da RAFAEL.
Pode também utilizar bombas guiadas por Laser.
Além da versão MiG-21 «Lancer», outra empresa de Israel, a IAI, desenvolveu o MiG-21 2000, que também pode utilizar o mesmo radar ELTA do «Lancer»
A aeronave dispõe de um cockpit completamente novo com sistemas ocidentais, e monitores em cores, HUD (Head Up Display) e o vidro frontal amovível do cockpit redesenhado e com uma só peça.
A adaptação de equipamentos fabricados em Israel, permite que sejam acrescentados varios sistemas adicionais, conforme as necessidades do potêncial cliente. O MiG-21-2000 tem por exemplo capacidade para utilizar um capacete «inteligente» que permite determinar alvos apenas com o olhar do piloto.
Em resposta a industria russa também começou a efectuar modernizações nos aviões MiG-21. A versão russa é conhecida como MiG-21-93, caracterizando-se pelo novo radar Kopyo-M que permite a utilização de novos sistemas de mísseis.
A Índia adquiriu esta modernização para a sua frota de MiG-21, embora os aviões indianos estejam também equipados com sistemas de contra-medidas electrónicas que foram desenvolvidos pela IAI para o MiG-21 2000 de Israel.
Informação genérica: | ||
O MIG-21, é apenas, o caça a jacto mais fabricado no mundo. Fabricado em quatro paises, é facilmente reconhecível pela sua fuselagem cilindrica. pela sua asa em delta com cauda e pelas suas empenagens acentuadamente em flecha. Ele substituiu na aviação soviética o bireactor MiG-19S, que foi considerado pouco satisfatório pelos soviéticos Feito para poder interceptar o bombardeiro americano B-52 o MIG-21, foi pensado para a velocidade, devendo atingir 2.000Km/h a 20.000 metros. Veio substituir o MIG-17 e o MIG-19, que se tinham mostrado inferiores aos seus equivalentes ocidentais. Inicialmente o MiG-21 deveria ser um avião mais sofisticado, mas as suas caracteristicas foram simplificadas, porque os generais soviéticos pretendiam ter superioridade numerica sobre o inimigo, pelo que o avião deveria ser o mais fácil de fabricar e o mais barato que fosse possível. O primeiro voo do MiG-21 ocorreu em 1957 e as entregas começaram em 1959.
O MiG-21 foi igualmente utilizado operacionalmente no Médio Oriente, especialmente por países árabes contra Israel. Nesse teatro ele foi considerado inferior aos caças F-4 Phantom e Mirage III de Israel. Calcula-se que tenham sido fabricados aproximadamente 8,000 unidades pela União Soviética, tendo sido produzidos mais alguns milhares pela China. O MiG-29 ainda está em operação em vários países embora a sua operacionalidade seja baixa. Existem programas de modernização apresentados por empresas de vários países para transformar os MiG-29. Entre estes estão as industrias aeronauticas da República Checa, de Israel e da Ucrânia. A própria MiG-MAPO desenhou uma actualização conhecida como MiG-21-93 que tem capacidade para utilizar mísseis R-27 e R-73 de longo alcance, novo radar e até a possibilidade de instalação de um motor RD-33 igual aos do MiG-29. Empresas de Israel desenvolveram duas modernizações do MiG-21: MiG-21 «Lancer» desenvolvido pela Elbit em cooperação com a Roménia e MiG-21-2000 da IAI, relativamente mais sofisticado.. O MiG-21 da China A China, recebeu uma licença de produção para o MiG-21 que foi designada J-7. Esta família de aeronaves, embora tenha exactamente a mesma origem, evoluiu de forma diferente. Para aceder às aeronaves do tipo J-7 de fabrico chinês fazer click neste link. Além da China, o MiG-21 tambem foi fabricado e montado na Checoslovaquia. |
1 Comentários
Se até hoje é um avião difícil de ser batido, é prova incontestável da qualidade do projeto original