Equador compra tanques Leopard-1
Antigos tanques chilenos comprados por Rafael Correa


O governo equatoriano de Rafael Correa, chegou a acordo com o Chile para a aquisição àquele país de pelo menos trinta carros de combate Leopard-1.

Trata-se de carros de combate em terceira mão, que foram comprados em segunda-mão pelos chilenos na Holanda e que serviram no exército do Chile até que aquele país adquiriu mais de uma centena de carros de combate Leopard-2A4.

Os veículos blindados que serão vendidos para o Equador vão representar um aumento muito considerável na capacidade militar daquele país, que tem oficialmente ao serviço uma trintena de carros de combate T-55, embora o seu estado de operacionalidade seja considerado reduzido.

Os veículo Leopard-1V são de uma versão relativamente recente e modernizada e sofreram algumas modificações ao nível da electrónica e sistemas de controle de tiro. Estima-se que o valor de cada veículo seja inferior a 100.000 Euros (um pouco mais de R$ 300.000).
O Equador deverá receber veículos vistoriados e em condições de combate. Eles representam uma melhoria muito considerável nos meios defensivos do Equador, país que no ano passado passou por uma situação de tensão na fronteira com a vizinha Colômbia, por causa de uma operação colombiana contra operativos do movimento de narco-terrorista colombiano FARC.

Numa operação relâmpago forças colombianas entraram em território colombiano e destruíram um dos principais lideres do movimento terrorista colombiano.

Em resposta o Equador cortou relações diplomáticas com a Colômbia e o presidente da Venezuela juntou-se aos protestos, acusando a Colômbia de invasão do Equador, tendo mesmo dado ordens ao exército venezuelano para enviar tanques para a fronteira Colômbia-Venezuela e para assumir posições, ameaçando a Colômbia com uma possível retaliação.

Na fronteira Sul as fronteiras entre o Equador e o Peru também não são as mais pacíficas, tendo a tensão entre os dois países, degenerado em conflitos fronteiriços.