O Sudão compra mais 12 MiG-29 Fulcrum à Rússia

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum

O Sudão adquiriu um lote adicional de 12 aviões MiG-29 à Rússia. Existem contudo relatos locais - de fontes não confirmadas - de que alguns desses aparelhos estariam já em utilização no Darfur em combates contra as forças rebeldes e no continuado genocídio que o governo islamita de Karthoum conduz contra as populações animistas do sul.

Estes 12 MiG vão agora juntar-se aos 12 aviões do mesmo tipo que o Sudão utiliza desde 2004 reforçando assim a capacidade do país para resistir a qualquer missão internacional de defesa do Darfur, onde o genocídio das populações animistas pelo governo islâmico do norte continua…

A venda do aparelho neste contexto, pela Rússia, revela também a ausência de pudores morais ou éticos por parte do governo russo, que não hesita em vender aviões de combate a um dos mais tirânicos e não-democráticos regimes do mundo.

Do ponto de vista sudanês, a compra não faz muito sentido, a não ser para reforçar precisamente a sua capacidade de resistência a um ataque internacional, já que as missões que a sua força aérea cumpre no sul do país são essencialmente de apoio terrestre, missões para as quais o MiG-29 nunca foi especialmente vocacionado.