http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/339/88/88/1510353.igreja_da_renascer_desaba_276_398.jpg


Imagens mostram instantes finais da queda do teto da Igreja Renascer

A convite do "Jornal da Globo", especialista analisa as cenas.
Tragédia deixou nove mortos no último domingo (18).

Do G1, com informações do Jornal da Globo

O “Jornal da Globo” apresentou neste sábado (24) uma análise de um especialista sobre os instantes fatais da tragédia que matou nove pessoas na Igreja Evangélica Apostólica Renascer em Cristo, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, no domingo passado (18). O teto do templo desabou e deixou mais de 100 frequentadores ficaram feridos. As vítimas foram surpreendidas com a rapidez do desabamento. Uma câmera da própria igreja registrou tudo.

As imagens foram reveladas com exclusividade no "Jornal Nacional" desta sexta-feira (23). Faltavam poucos minutos para as 19h de domingo (18) quando o teto caiu. O culto das 18h na Igreja Renascer tinha acabado de terminar. Fiéis ocupavam ainda a maioria das cadeiras do templo. Aos poucos, o lugar começava a ser esvaziado.


Nem todos os participantes do culto saíram ao final da cerimônia. Até que quando a igreja já estava bem mais vazia, o teto desabou.
Foto: Editoria de Arte/G1

Localização da Igreja Renascer onde o teto desabou neste domingo, 18 (Foto: Editoria de Arte/G1)

A rapidez da queda impressiona. Antes do desabamento, as imagens mostram uma moça de preto olhando para o alto. Ela percebeu algo errado no teto, possivelmente um ruído. Um grupo tentou fugir.

Depois da queda do teto, o vídeo só registra um clarão. A poeira levantada pelo desabamento tomou conta do ambiente.

As imagens devem ajudar a perícia a identificar as causas do desabamento do teto da Igreja Renascer. Convidado pelo “Jornal da Globo”, o professor de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Kochin analisou a sequência gravada pelo circuito interno de segurança.

“As imagens mostram uma ruptura muito rápida. Há uma viga metálica que se desloca em direção à câmera e isso dá a entender que ela é uma estrutura apoiada. A estrutura do telhado é apoiada nos lados e esse tipo de estrutura sem pilares intermediários não tem capacidade de resistência. É como um castelo de cartas, se tirar uma carta, ele cai e vai de uma forma muito rápida. E infelizmente não houve tempo de reação. As pessoas não puderam sair e houve esse número elevado de vítimas”, explicou Roberto Kochen, da USP.

Vídeo: