http://img145.imageshack.us/img145/830/a015m346lz2.jpg
Emirados Árabes Unidos compra 48 exemplares do M-346

Fonte: Revista Asas

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram ontem a sua opção pelo Aermacchi M-346 como o seu próximo jato de treinamento avançado e de ataque leve.

A notícia foi dada durante o International Defence Exhibition & Conference, realizada em Abu Dhabi, onde os EAU confirmaram a compra de 48 aeronaves num contrato que, segundo algumas fontes informaram, deve ficar em torno de €1 bilhão. No pacote, além dos jatos de treinamento, estão inclusos os programas de treinamento para os pilotos e equipes de solo e manutenção, peças de reposição e também simuladores de voo.

Os primeiros exemplares deverão ser entregues à partir de 2012 e, pelo menos um lote será otimizado para executar missões de ataque.

A montagem final dos M-346 será feita em Abu Dabhi, capital do EAU, com a criação de uma joint-venture entre a Aermacchi e a Mubadala Development, que ficará responsável pela fabricação dos materiais compostos do jato, incluindo peças para o mercado civil.
A venda dos 48 exemplares para o EAU representa não somente a vitória de uma longa disputa comercial que vinha sendo travada com Korea Aerospace Industries/Lockheed Martin T-50, mas também a primeira exportação do M-346. Além dos Emirados Árabes Unidos, a Itália já adquiriu 15 exemplares do jato.