A imagem “http://www.antenasul.net/e107_images/newspost_images/embraer_front2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Presidente da Embraer garante que "vai manter investimento" em Évora

Fonte: RTP

O presidente da Embraer Aviation, Luiz Fernando Fuchs, garantiu hoje em Lisboa que a construtora aeronáutica brasileira "vai manter o investimento" em Évora apesar da difícil conjuntura económica internacional.
Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio

Luiz Fernando Fuchs, que hoje esteve em Lisboa para assistir a apresentação do Plano de Qualificação para o Sector Aeronáutico, garantiu que a empresa aeronáutica "vai manter o investimento" em Évora apesar da difícil conjuntura económica, que já levou aquele grupo anunciar despedimentos noutros países.

Os contratos de investimento em Portugal, "por enquanto, ainda não serão afectados pela crise", salientou o presidente da segunda maior empresa exportadora do Brasil, com participação na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.

Na sua intervenção, Luiz Fernando Fuchs falou sobre a presença da empresa em Portugal no quadro da sua estratégia europeia, salientando o "interesse de trabalhar com o Governo português para reforçar o interesse no sector em Portugal".

Lembrando que o "mercado predominante em termos de concentração de vendas situa-se nos Estados Unidos e só depois na Europa", Luiz Fernando Fuchs salientou que o investimento em Portugal, estimado em 170 milhões de euros, "poderá acelerar o processo" em território europeu.

A construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando cerca de 570 postos de trabalho.

Por sua vez, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, salientou que a criação e consolidação de um cluster de empresas nacionais que operem no ramo aeronáutico é "possível", referindo que em Portugal a "competitividade neste sector já está demonstrada"

"Este é o primeiro passo para que, a médio prazo, entre três a cinco anos, um grupo de empresas nacionais qualificadas trabalhem como fornecedoras da indústria aeronáutica mundial e para que, em Portugal, seja criado um cluster significativo neste sector", afirmou.

O responsável salientou que, apesar de uma "presença ainda reduzida" no país, existe em Portugal "know-how de engenharia técnica, motivação e disponibilidade das empresas para apostarem no sector e um elevado número de empresas qualificadas".

Basílio Horta também lembrou que, actualmente, há "uma visão e óptica que recomendam um melhor envolvimento da indústria aeronáutica" por ser "um sector em crescimento", que é reconhecido pelo seu "elevado investimento no desenvolvimento tecnológico" e "significativo efeito de criação de postos de trabalho directos e indirectos altamente qualificados".

"Há, contudo, um conjunto de características que têm de ser melhoradas, designadamente o melhoramento da qualificação das empresas portuguesas do sector", frisou.

Opinião partilhada por Joaquim Menezes, vice-presidente da Direcção da Associação Pool.Net, que, no encontro, apresentou a "Estratégia de Sensibilização e Qualificação para o Sector Aeronáutico na área de Engineering and Tooling", que integrará oito workshops nos próximos meses.

Segundo o responsável, esta estratégia visa "dotar os gestores de conhecimentos mais profundos da industria aeronáutica e, numa segunda fase, de competências específicas que lhes permitam o alinhamento das suas estratégias internas com a estratégia de criação de um cluster em Portugal, fornecedor do sector aeronáutico mundial".

"É preciso potenciar capacidades existentes nas empresas e no sector, bem como criar ferramentas que nos permitam ser um valor acrescentado", sublinhou, ressalvando que o interesse em apostar no sector aeronáutico "não deriva da crise", foi "identificado antes numa lógica de oportunidades e inovação".