C-295 para a Republica Tcheca e L-159 para a Bolívia?


By Vinna com informações da Flight Global, INFODEFENSA e Ceske Noviny

O República Tcheca através do seu Ministério da Defesa firmou contrato em abril com a Airbus visando a compra de quatro aeronaves de transporte C-295 produzidos pela sua subsidiária espanhola CASA. Os Aviões substituirão as versões mais antigas dos Antonov An-26 de fabricação Soviética que estão atualmente em serviço naquele país. O valor do contrato 3.577 bilhão coroas e será executado nos anos de 2009-2011. As entregas dos transportes devem ocorrer em 2009 (primeiras unidades) e 2010 (últimas).


O Ministério da Defesa da Republica Tcheca praneja trocar quer um dos planos ser adquirido em troca de cinco dos aviões de combate L-159 oriundos de estoques da Força Aérea Tcheca -
CzAF. Especula-se que estas aeronaves L-159 seriam entregues a Bolivia já que a nova administração do governo americano teria retirado o veto imposto pela administração Bush.

O C-295 possue um sistema de navegação, baseado em uma plataforma inercial com GPS - Global Position System, de alta precisão, sistema de aproximação por instrumentos TAC/ILS, visão noturna interior e exterior, e radar de esclarecimento com capacidade de busca de múltiplos alvos aéreos, terrestres e de superfície além de um sistema de identificação de alvos aéreos por meio de interrogador electromagnético IFF. O avião também é dotado de sistemas de comunicações VHF/UHF, possibilitando a troca de informação em voz, dados e imagem, sistema de navegação de ultima geração, comunicações e vigilância, que conferem à aeronave capacidade para operar em diversos teatros de operação.




O avião esta em uso em diversos paises além da Espanha, dentre eles o Brasil, Colombia, Finlândia, Jordânia Portugal e o Chile estes ultimos fizeram inclusive a opção pela variante de patrulha maritima "PERSUADER" (derivada de uma versão usada pela Guarda costeira norte americana).


Segundo informações a variante marítima encomendada pelo governo português deve ser entregue até o final do ano. (foto acima). O Chile recentemente também anunciou estar negociando a compra de 5 unidades do C-295 para patrulha marítima. (foto abaixo)