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Mais detalhes sobre a negociação dos L-159 da Bolivia
By VinnaOs aviões foram adquiridos ao custo de U$S 9,6 milhões de dólares a unidade incluído a logística , ferramental de manutenção, cursos de conversão mas sem o custo dos armamentos (já que estes não são fabricados pela República Tcheca). Desta forma o custo será similar ao custo dos AT-29 adquiridos pela Colômbia. Estas devem começar a serem entregues em janeiro de 2009 (acho difícil mas a informação eu obtive aqui).
L-159A - ALCA - Nesta foto fica clara a nacle com aviônicos no assento traseiro
Ministro da Defesa da Bolívia havia inspecionado o L-159 em sua visita a Fabrica da Aero Vodochody em 2007, demonstrando interesse em adquirir seis ou dez aeronaves L-159A do excedente Tcheco.
A idéia era converter as aeronaves (monoplace) em versão biplace de treinamento e ataque L-159T1 (ou L-159B). A EADS CASA esteve envolvida nas negociações, oferecendo a República Checa dois C-295 de transporta para o Força Aérea Tcheca. Estas aeronaves seriam pagas pela Bolívia, que em troca receberia dois do L-159A.
Radar Grifo F com antena reduzida
Aparentemente a idéia de permuta de aeronaves não vingou entretanto a versão adquirida deve mesmo ser a L-159A (monoplaces e com radar Grifo F, o mesmo utilizado pela Força Aérea Brasileira para modernizar seus F-5EM).
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A conversão não dos L-159A em L-159T1 (ou L-159B) não foi possível por ter sido considerada cara demais. Entretanto já circulam informações de uma encomenda complementar de pelo menos dois L-159B de treinamento estes sim seriam "trocados" pelos C-295. Considerando que as relações entre Bolívia e EUA não são as melhores especula-se que a operação de venda das aeronaves poderia sofrer objeção americana em razão do motor Honeywell F-124 que equipa o avião além da aviônica americana.
Conhecidência ou não um dos primeiros países interessados nos L-159 foi a Venezuela em 1998 (que acabou financiando esta compra pela Bolívia). A compra não se operacionalizou uma vez que os EUA não autorizaram a exportação em razão do motor e da aviônica.
Conhecidência ou não um dos primeiros países interessados nos L-159 foi a Venezuela em 1998 (que acabou financiando esta compra pela Bolívia). A compra não se operacionalizou uma vez que os EUA não autorizaram a exportação em razão do motor e da aviônica.
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Os Chineses chegaram a oferecer ao custo de 9 milhões de dólares os F-7M Airguard com aviônica básica e HUD do F-16, mas a oferta foi descartada. Interesante que proposta "similar" foi feita pela China em 1987 a Força Aérea Brasileira (veja AQUI)
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