Peritos russos da Sukhoi convocados para inspecionar
frota indiana após acidente


Gulfnews - Adaptação livre By Vinna

* atualizado ás 12 hs com a informação que somente o esquadrão ao qual pertencia a aeronave acidentada está proibido de voar.


A Força Aérea Indiana (IAF) convocou peritos russos para inspecionar sua frota de caças Sukhoi Su-30MKI após o sinistro ocorrido com um dos aviões da frota que tinha 12 anos de serviço sem registro de acidentes.

A frota irá permanecer até que a terra até que se conclua o trabalho de inspeção dos peritos Russos, declarou um oficial nesta terça-feira. "Peritos russos foram convocados para inspeccionar os aviões desde a célula até os sistemas. Até segunda ordem , a frota continuará em terra", disse um o oficial da IAF, pedindo anonimato.

O IAF possui em sua frota de caças aproximadamente 55 aeronaves do tipo Su-30. foi noticiado que toda a frota estaria aterrada após o acidente, mas a IAF negou enfaticamente o fato alegando que estão aterrados apenas os aviões do esquadrão da região de Pokharan no Rajasthan local onde ocorreu a queda na último dia 30 de abril.

Em razão das diversas reclamações (muitas delas recorrentes por parte dos pilotos indianos) a Força Aérea Indiana convocou técnicos da fábrica Sukhoi para avaliar as aeronaves. O que é estranho, considerando que a grande maioria dos caças foi montada na índia esta tem equipe técnica para avaliar as condições das aeronaves. Esta "convocação" de técnicos "estrangeiros" pode denotar que há possibilidade de "falhas estruturais" com a frota de Su-30 da índia. (da mesma forma que foram encontrados problemas estruturais com os caças MiG-29 Russos)