O Emblema do 1.º/5.º GAv, distintivo que consagrou a expressão "Êta cabra da peste!" no seio da FAB, foi criado por volta de 1952 pelo Segundo-Tenente Hugo Hélio Corrêa de Barros, pertencente à turma de 1951.


1°/5º G.Av. Esquadrão Rumba vai para Natal,
mas somente em meados de 2011/2012.


By Vinna com informações do Escuta Aerea Fortaleza



Segundo informações do bom e confiável Blog Escuta Aérea Fortaleza, é só especulação a transferência da BAFZ - Base Aérea de Fortaleza do 1º/5º G.Av. Esquadrão Rumba que opera aeronaves Embraer C-95 Bandeirante para a BANT - Base Aérea de Natal neste ano. Isso não quer dizer que ela não ocorrerá. A transferência se processará, mas somente em meados de 2011/2012. Com isso a BAFZ será realmente transformada em núcleo da BANT. As instalações da Base Aérea de Fortaleza serão mantidas mas sem o status de hoje.

A imagem “http://www.aer.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/1995/i08102211444352561.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Esquadrão Rumba sobrevoa o porto do Mucuripe em Fortaleza

Segundo noticiado anteriormente a mudança faria parte do programa de reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB) e objetiva reduzir custos com a concentração da formação dos futuros pilotos em Natal. Atualmente a BANT abriga atualmente três grupos aéreos: o 1°/4° G.Av. Esquadrão Pacau (que ja foi sediado em Fortaleza e até 2012 deverá ser transferido para Manaus quando deixará de operar os seus Impala e Xavante e passará a operar caças F-5M recém adquiridos da Jordânia, e será a primeira unidade sediada na Amazônia Brasileira a operar vetores supersônicos), unidade aérea operacional; o 2°/5° G.Av. Esquadrão Joker, responsável pela formação de pilotos de caça; e o 1°/11° G.Av. Esquadrão Gavião, que forma pilotos de helicópteros. A Base Aérea de Natal possui melhor infra-estrutura e equipamentos que a de Fortaleza. Além disso a Primeira Força Aérea (I FAE), órgão criado em 2005 e ao qual o Esquadrão Rumba é subordinado, é sediada na BANT.