Imagem divulgada nesta quarta-feira (24) pela agência de noticias iraniana Fars mostra aeronaves durante manobras militares na cidade de Chabahar, no sul do país. O Irá enfrenta uma série de protestos de rua desde a eleição do último dia 12, que reelegeu o conservador presidente Mahmoud Ahmadinejad. A oposição argumenta que houve fraude, mas o governo nega. (Foto: AFP)
Força Aérea iraniana termina testes de armas
Da EFE - G1
A Forças Aérea iraniana pôs fim hoje às manobras militares realizadas no Golfo Pérsico e no mar de Omã por três dias, com testes de "bombas inteligentes" de fabricação nacional e um novo sistema de radar.
"Os exercícios foram um sucesso. Hoje testamos bombas inteligentes Ghased (mensageiro), capazes de alcançar seu alvo sem direção manual", disse o comandante da Força Aérea iraniana, o general Hassan Shah Safi, a jornalistas.
Força Aérea é dotada de aparelhos ocidentais entre eles o F-4, o F-14 e F-4
O oficial disse, além disso, que o novo sistema de radar implantado em Teerã também foi testado.
Aeronaves iranianas em linha
As manobras, que tiveram início na segunda-feira, estavam programadas para, entre outras coisas, testar ataques aéreos de longa distância com reabastecimento em voo.
Saegheh
"Dois caças-bombardeiros de fabricação nacional conseguiram atingir seu alvo no último dia de manobras", afirmou Shah Safi, de acordo com a imprensa local.
O Irã sofre embargo armamentista internacional desde os anos 80, o que não impediu o país de desenvolver seu próprio programa militar.
F-5 iraniano dispara raja de foguetes durante as manobras
Desde 1992, equipou seu Exército com caças-bombardeiros, tanques de combate, submarinos, navios de guerra e mísseis de médio e longo alcance, de fabricação nacional, capazes de atingir alvos a mais de dois mil quilômetros de distância.
0 Comentários