Confirmando informação veiculada no sempre bem informado site DEFESANET de que a FAB – Força Aérea Brasileira deveria converter em encomenda a opção de mais oito exemplares do EADS-CASA C-295/C-105A Amazonas, a Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas - SDDP, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - CTA da Aeronáutica recebeu esta semana, em Brasília, a oferta inicial da empresa espanhola EADS-CASA para a aquisição de quatro novas aeronaves de transporte C-105 Amazonas e quatro SC-105, versão de busca e resgate da referida aeronave.
As aeronaves devem ter a entrega efetivada a partir de 2010 e devem ser distribuídas pelo esquadrão de transporte da Base Aérea de Belém e uma outra unidade ainda em estudo (especula-se Manaus, Rio Branco) e ao Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), sediado em Campo Grande (MS) e especializado em operações de busca e salvamento.
C-105A Amazonas, é um avião transporte militar que veio substituir os bravos C-115 Búfalo na FAB, em operação desde os anos 60. A encomenda Brasileira abrange 12 aparelhos. Além do Brasil, outros cinco países operam o modelo.
O Avião é designado pelo fabricante C-295 é uma derivação do avião regional CN-295. A aeronave tem características que favorecem seu uso em missões militares, entre elas, a capacidade de operar em pistas semipreparadas, além da rampa traseira, muito útil no embarque e desembarque de material ou pára-quedistas. Além da versão militar de transporte utilizada pelo Brasil há a versão militar de esclarecimento marítimo C-295 “Persuader”, utilizada pela Guarda Costeira Americana e a de busca e salvamento que agora terá o Brasil como usuário.
As aeronaves devem ter a entrega efetivada a partir de 2010 e devem ser distribuídas pelo esquadrão de transporte da Base Aérea de Belém e uma outra unidade ainda em estudo (especula-se Manaus, Rio Branco) e ao Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), sediado em Campo Grande (MS) e especializado em operações de busca e salvamento.
C-105A Amazonas, é um avião transporte militar que veio substituir os bravos C-115 Búfalo na FAB, em operação desde os anos 60. A encomenda Brasileira abrange 12 aparelhos. Além do Brasil, outros cinco países operam o modelo.
O Avião é designado pelo fabricante C-295 é uma derivação do avião regional CN-295. A aeronave tem características que favorecem seu uso em missões militares, entre elas, a capacidade de operar em pistas semipreparadas, além da rampa traseira, muito útil no embarque e desembarque de material ou pára-quedistas. Além da versão militar de transporte utilizada pelo Brasil há a versão militar de esclarecimento marítimo C-295 “Persuader”, utilizada pela Guarda Costeira Americana e a de busca e salvamento que agora terá o Brasil como usuário.
0 Comentários