Conforme vinhamos acompanhando a Guatemala acordou com o governo Brasileiro a compra de seis "Super Tucanos"
Acima a Aeronave nas cores da Força Aérea da Republica Dominicana.

Brasil vende à Guatemala US$ 99 mi em aviões e equipamentos aéreos

Da EFE - Via G1

O Brasil venderá à Guatemala seis aviões Super Tucano da Embraer, equipamento de navegação aérea e radares no valor de US$ 99 milhões, informou hoje o presidente guatemalteco, Álvaro Colom.

O chefe do Estado guatemalteco explicou que a compra foi possibilitada através de um empréstimo cujos termos foram acertados na segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião de trabalho no Palácio Nacional da Cultura, dentro da visita oficial de 24 horas que o governante brasileiro fez à Guatemala.

O empréstimo para o financiamento dos aviões e equipamentos de navegação aérea, explicou Colom, terá um prazo de 12 anos e uma taxa de juros "baixa", a qual não especificou.

Segundo o presidente guatemalteco, o processo de assinatura formal do acordo de compra, o empréstimo e a entrega das naves e equipamentos poderiam levar até 18 meses.

As aeronaves e equipamentos brasileiros permitirão à Guatemala ter um melhor controle do espaço aéreo do país para combater o tráfico de drogas, crime organizado e outras ameaças como catástrofes naturais.


“Super Tucano” para la Fuerza Aérea.

Julio Montes - Defensa.com

Guatemala acordó la compra de seis Súper Tucanos a Brasil durante la visita del presidente de este país, Lula da Silva, al su homólogo centroamericano Alvaro Colom a principios del junio. Brasil invertirá en la exploración y producción de hidrocarburos en Guatemala y asumirá parte en un proyecto hidroeléctrico. La FAG se convertirá en el quinto usuario latinoamericano del aparato: Brasil tendrá 99, Colombia 25, Ecuador 24, Chile 12 y la República Dominicana 8.

A principios del 2008, el presidente Colom habría indicado su intención de adquirir estos aviones turbohélices, así como ocho lanchas rápidas en Brasil. El importe del contrato será de 99 millones de dólares .