Fonte: Arte Modelismo Virtual - Por: DOUGLAS JOSÉ WISNESKI
Em 22 de Novembro de 1909, nascia na Sibéria, Rússia, Mikhail L. Mil, filho de Leonty S Mil um ferroviário e sua mãe que era dentista. Mal saberia que algumas décadas mais tarde seu nome seria muito conhecido no mundo inteiro por suas máquinas voadoras - os helicópteros - sua paixão. Desde criança se interessou pela aviação; em 1926 quando completou seu curso primário, o futuro desenhista foi estudar no Instituto de Politécnica do Don, onde estudou mecânica e estruturas de trens e aviões, visto e elogiado pelos seus colegas e professores como aluno de inteligência fora do comum. Após se formar o mais novo engenheiro foi trabalhar em Moscou no Instituto de Engenharia de Estruturas, para poder ajudar seus pais e seus cinco irmãos.
Em 1931 trabalhando no instituto, interessou-se por autogiros e daquele dia em diante nunca mais abandonou esta idéia; dentro do departamento especial de construção começou a colocar vários de seus projetos em maquetes e experimentos colocando em prática o que havia aprendido na carreira acadêmica.
Quando começou a 2ª Guerra Mundial alguns de seus projetos foram usados como o autogiro R-102, que foi usado na batalha se Smolensk onde se tem como registro o primeiro uso de aeronaves de asas rotativas para uso em combate, após a batalha Mikhail L. Mil foi condecorado com a Ordem Patriótica de Guerra de 2ª Classe pelo feito de suas aeronaves.
Quando a guerra acabou, começou uma corrida para o armamento das superpotências daquela época, mas na área do helicóptero os Estados Unidos estavam muito mais adiantados devido a ida de Sikorski para os EUA, onde desenvolveu seus projetos e montou uma fábrica de helicópteros a que é uma das maiores do mundo. Mikhail Mil começou a se dedicar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de motores e projetos.
A partir de 1947 iniciou os trabalhos de desenvolvimento de uma aeronave de asas rotativas para a Força Aérea Soviética, nas instalações da Fábrica de Aviões Yakolev perto de Smolensk, junto com vários engenheiros professores e pilotos entre eles o general N.A. Zhemchumzhin recebeu do então senhor M.V. Kruhnichev Ministro da Produção e Tecnologia a missão de desenvolver em um ano helicóptero para ser usado pelas Forças Armas da União Soviética.
O projeto foi chamado de GM-1 e mais tarde se tornou o Mil Mi 1, que realizou seu primeiro Vôo teste nos fins de 1948 e entrou em produção definitiva em 1951, dês anos depois com o Mil Mi 2 (Hoplite) primeiro helicóptero com motor a reação soviético, o qual muitos helicópteros deste modelo voam até hoje.
Em 1952 Mikhail L. Mil, começou a desenvolver para a Força Aérea Soviética um novo modelo de helicóptero para transportar 12 homens ou 04 quatro macas para evacuação de feridos, o projeto chamou-se GM-4, de onde nasceu Mil Mi 4 Hound (designado pela Otan) sendo fabricado em vários países e ainda na China onde encontra-se em produção até hoje. Este aparelho foi muito usado nas operações aéreas nas guerras da África e Ásia nas décadas de 60 a 80.
O projeto alcançou sucesso de fabricação e vários países da cortina de ferro e de outros continentes adquiriram esse aparelho.O Mil Mi 2 foi o primeiro projeto de aeronave de asas rotativas construído em escala industrial com motor a reação.
Em Março de 1956, Mikhail Mil coordenava através do Instituto de Aviação de Moscou os novos projetos para ampliação da produção de aeronaves de asas rotativas junto com os projetistas da Kamov e Pzl /Svidnik / Avia.
O novo projeto seria ainda mais audacioso com a construção do maior helicóptero de carga do mundo, o qual foi concebido em 1957; seria o projeto GM-6 ou Mil Mi 6 (Hook) com uma capacidade de carga fora do normal; foi construído para os países do bloco comunista e alguns países com relações comerciais e políticas com a URSS.
Essa aeronave foi construída em várias fábricas do leste europeu e algumas unidades foram usadas pelo Peru na América do Sul e Cuba os quais viraram sucata na década de 80.
Com uma demanda sempre maior de helicópteros de grande porte para construção e linhas de transmissão e outras obras de engenharia.
No ocidente os Estados Unidos eram os únicos que possuíam aeronaves deste porte para este tipo de operação aérea, os quais ainda serviam mais para o serviço de engenharia militar do que para o uso civil.
Em 1960 surgiu das plantas da fábrica de Smolensk o projeto do Mil Mi 10 (Harke) chamado de guindaste aéreo, com grande capacidade de içamento de carga e permanece em serviço até hoje para firmas de locação de equipamento pesado, foi construído em menor escala de devido ao seu alto custo de produção.
Com as mudanças no cenário mundial a produção de aeronaves de grande porte ficou restrita a poucos países os quais tivessem necessidade de operações aéreas com aeronaves de porte pesado de carga. No início dos anos 60 uma nova equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aviação de Moscou, começou junto a Mikhail Mil a desenvolver um projeto de um helicóptero de médio porte multi-missão que em breve se tornaria sucesso de exportação devido ao seu baixo custo de operação, aquisição e alto desempenho nas operações aéreas a ele estabelecidas.
Seria o Mil Mi 8 (Hip) o qual possui milhares de unidades comercializadas e voando no mundo inteiro , inclusive em 03 países da América do Sul: Peru, Colômbia e Equador.
Em 1967 uma versão anfíbia do Mil Mi 8 (Hip) foi desenvolvida para operações nas Forças navais dos países do bloco oriental assim como China e outros parceiros compradores de aeronaves dos continentes africano e asiático.
Com o início da Guerra do Vietnã 1965, os desenhistas de helicópteros da Mil Mi, começaram a desenvolver um helicóptero de ataque para a Força Aérea da União Soviética. A nova aeronave viria a fazer frente ao seu oponente norte-americano o Bell Huey Cobra, que estava sendo amplamente usado no conflito do sudeste asiático, seu codinome (Hind) designação Mil Mi 24, que alcançou sucesso de vendas nas décadas de 70 e 80.
Em Maio de 1977 um novo e ambicioso projeto dos desenhistas da Mil Mi, foi construir um helicóptero de grande porte que serviria para aviação civil e militar. O Mil Mi 26 (Halo) nasceu das necessidades de uma nova aviação e de uma nova industrial aeroespacial russa e mundial dando início a uma nova geração de aeronaves de asas rotativas.
Com o fim da União Soviética em 1988; o fim da guerra no Afeganistão e início de uma época difícil para a Rússia, com muitas das suas repúblicas começarem movimentos separatistas dissolvendo todo o material humano e técnico daquela federação, a separação da federação russa, as empresas aeronáuticas russas quase foram à falência, com a abertura do mercado para outras empresas e marcas. As aeronaves russas foram obrigadas a ser modernizadas, ou com certeza fadariam ao fracasso e sua extinção do mercado aeronáutico mundial.
Os novos desenhistas voltaram definitivamente seus olhos para o mercado além das fronteiras com a Rússia, obedecendo a todos os critérios de avaliação de desempenho de aeronaves civis e militares.
No início dos anos 90 , surgiu um novo helicóptero de ataque para substituir o Mil Mi 24 (Hind), seria o Mil Mi 28 (Havoc) com várias inovações tecnológicas de última geração.
Este helicóptero foi adquirido por países como Suécia e Finlândia. Outros países se interessaram em adquirir essa aeronave, inclusive o Brasil e Peru. (Este país possui uma versão melhorada do Mil Mi 24/ (Hind) o Mil Mi 25. Também a Índia tem esta aeronave.
Na década de noventa com a participação em várias feiras e eventos mundiais de aviação a Mil Mi /Avia como hoje é chamada e possui várias subsidiarias no mundo, produziu seu último modelo, um helicóptero mais compacto e de alto desempenho para uso civil, policial e militar
O Mil Mi 34 (Hermit) que começou sua produção em meados de 1989, onde algumas centenas dessas aeronaves estão sendo comercializadas devido a seu bom desempenho e baixo custo operacional.
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