Corveta Caboclo com 54 anos é utilizada nas buscas
Foto Blog Naval
Aeronáutica confirma descoberta de destroços e corpos
Também foram localizadas uma poltrona, maleta de couro com bilhete da Air France e uma mochila com laptop

Estadão

O comando da Aeronáutica anunciou no começo da tarde deste sábado, 6, ter encontrado corpos de passageiros e peças do avião Airbus 330 que desapareceu sobre o Oceano Atlântico há uma semana. Ainda de madrugada, o avião radar R99 havia descoberto uma série de pontos a aproximadamente 69 quilômetros do local do último comunicado feito pelo avião no domingo. Pela manhã, aviões de busca foram enviados à região e visualizaram os destroços.

Segundo o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, pelo menos dois corpos do sexo masculino foram resgatados pela corveta Caboclo, da Marinha, a 470 milhas - cerca de 900 quilômetros - de Fernando de Noronha. Também foram localizadas uma poltrona, uma maleta de couro com bilhete da Air France e uma mochila com lap top. As bolsas estavam identificadas, mas não necessariamente pertenciam às pessoas cujos corpos foram encontrados.

Os dois corpos deverão chegar a Fernando de Noronha neste domingo, 7. Os corpos e os destroços encontrados estão na corveta Caboclo. O almirante Edison Lawrence Dantas, comandante do 3º Distrito Naval, explicou que a corveta entregará o material e os corpos recolhidos para a fragata Constituição, que tem mais velocidade e deverá chegar à área na deste Sábado.

Depois, a fragata seguirá para Fernando de Noronha. Quando a embarcação estiver a cerca de 300 quilômetros do arquipélago, um helicóptero da FAB irá ao seu encontro e receberá os corpos e os destroços. "Em cada uma das mochilas tinha um nome. Mas os nomes não necessariamente se relacionam aos corpos encontrados", afirmou o almirante.

Duas aeronaves AWACS E-3 Francesas baseadas no Senegal participam das buscas

O primeiro corpo foi localizado às 9 horas e recolhido 30 minutos depois. Após avisarem parentes das vítimas, os militares anunciaram a descoberta em coletiva de imprensa. A Air France foi chamada para confirmar se a poltrona pertencia a seu Airbus, mas a coloração já indica que sim.

Aeronáutica divulgou novas imagens do trabalho de                 buscas (Foto: Divulgação/FAB)
Aeronáutica divulgou novas imagens do trabalho de buscas (Foto: Divulgação/FAB)


De manhã, cinco peritos em identificação da cadáveres da Polícia Federal haviam chegado a Fernando de Noronha, onde estão baseadas as buscas, aumentando os rumores sobre o encontro de corpos.

(com Monica Bernardes, Renato Machado e Angela Lacerda especial para O Estado de S. Paulo)




Aeronáutica anuncia resgate de dois corpos do voo da Air France


Carlos Madeiro - Especial para o UOL Notícias

Depois de cinco dias de buscas sem sucesso, o Comando da Aeronáutica informou que a operação deste sábado (6) encontrou dois corpos do sexo masculino de passageiros do Airbus A330, que caiu no oceano Atlântico na noite do último domingo (31).
"Às 8h14 deste sábado, tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France", afirmou o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de comunicação da Aeronáutica, em entrevista coletiva no Cindacta 3, em Recife.

O primeiro corpo foi recolhido às 9h30 e o segundo, às 11h13. Também foram encontradas uma maleta e uma mochila com um bilhete de vacinação, uma poltrona azul, com o número de série, e uma pasta com um bilhete de voo. Estes foram os primeiros resultados concretos da operação de busca.

"Outros objetos, como máscaras de passageiros e outros materiais, estão sendo recolhidos. A Marinha já tinha encontrado vestígios no local. Há possibilidade de existirem mais objetos. Às 19h, traremos mais detalhes", afirmou o coronel Jorge Amaral.

Segundo a Marinha, os dois corpos foram encontrados a cerca de 900km de Fernando de Noronha. Logo que foram recolhidos por um navio corveta, o comando das buscas enviou os outros navios à região para resgate do material.

Por conta da maior velocidade, a fragata "Constituição" será responsável pelo transporte dos corpos e destroços. "A fragata deve se deslocar 600 km, e um helicóptero sairá de Fernando de Noronha para buscar esses corpos no navio. A previsão é que esses corpos estejam lá no início da manhã deste domingo", disse o vice-almirante Edison Lawrence, comandante do 3° Distrito Naval.

Segundo a Aeronáutica, a partir de agora a fase de buscas se "superpõe à de resgate". "Esperamos que esses corpos sejam rapidamente transportados. O trabalho de identificação será feito em Recife, e não em Noronha", afirmou o major-brigadeiro Josuá Costa, segundo comandante aéreo regional. Mais detalhes só serão repassados às 19 horas, quando a operação de busca deste sábado acabar.

Segundo Jorge Amaral, a visualização dos corpos e destroços foi possível graças ao bom tempo. "Avistamentos foram feitos durante a semana, mas não poderíamos falar antes da confirmação, o que aconteceu hoje. Tivemos resultados positivos, o que traz para nós a certeza de que o trabalho foi bem conduzido", disse o coronel.

A Aeronáutica também descartou a possibilidade de sobreviventes. "Queríamos achar sobreviventes, principalmente na primeira fase, mas não foi possível".

P-3 da Marinha Americana pousado na pista de Fernando de Noronha ao Fundo um Hércules C-130 da FAB

Fernando de Noronha
Neste sábado, a movimentação também foi intensa em Fernando de Noronha, de onde partem os aviões de busca. Cinco peritos da Polícia Federal desembarcaram no arquipélago nesta manhã para dar início a necropsia dos corpos encontrados. Em seguida, eles devem ser trazidos até o Instituto Médico Legal do Recife.

Na próxima segunda-feira (8), uma missa será realizada na Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, em homenagem às vítimas no acidente do voo AF 447, da Air France.

Aeronave Atlantic 2 Francesa baseada no Senegal tambem participa das buscas

Buscas
As buscas deste sábado tiveram início por volta das 3h da manhã, quando a aeronave R-99 fez um voo sobre a região onde supostamente estariam destroços do avião, avistados na terça-feira (2) - entre eles, uma poltrona e uma possível peça de fuselagem de 7 metros. O avião é equipado com um radar responsável pelo rastreamento noturno de objetos no oceano.

Para este fim de semana, as operações contam com 14 aviões (dois deles franceses) e cinco navios, dos quais dois chegaram à região dos destroços hoje.






Aeronáutica anuncia resgate de dois corpos de ocupantes do Airbus
Avião da Air France desapareceu no trajeto entre Rio e Paris.
Estavam a bordo 228 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Do G1, em São Paulo e no Recife

A Aeronáutica anunciou neste sábado (6), durante entrevista no Recife (PE), que encontrou dois corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Segundo a Aeronáutica, na manhã deste sábado também foram resgatados na água peças e corpos de vítimas do voo 447 da Air France.

Segundo a Aeronáutica, entre 5h e 6h da manhã, os destroços foram detectados pelo avião-radar R99, da Força Aérea Brasileira, que solicitou a presença no local de um avião C-130, da FAB, e da corveta Caboclo, da Marinha, a mais próxima da área.

Às 8h07, o avião da FAB confirmou visualmente a existência de destroços. Às 8h14, a corveta Caboclo, da Marinha, chegou ao local e encontrou uma poltrona azul (da mesma cor das poltronas do avião) com número de série 237011038331-0. A Aeronáutica informou que aguarda a confirmação da Air France sobre se a poltrona pertence de fato à aeronave.

Às 9h10, a embarcação avistou o primeiro corpo, do sexo masculino, recolhido às 9h30 pela tripulação do navio. Vinte minutos depois, a embarcação recolheu uma mochila com um cartão de vacinação. Às 10h18, foi encontrada uma pasta de couro com um bilhete da Air France. Em uma das duas, havia também um laptop. O segundo corpo, também de um homem, foi localizado às 11h13.

Na mochila e na pasta, havia nomes, mas a Aeronáutica esclareceu que que estes não necessariamente se relacionam aos corpos encontrados. Antes de convocar a imprensa, a Aeronáutica informou os parentes dos passageiros sobre os resultados das buscas.

Segundo a Aeronáutica, será feita uma tentativa inicial de idenficação dos corpos em Fernando de Noronha, mas em seguida objetos e corpos serão enviados para Recife, onde serão examinados por peritos da Polícia Federal e do Insitituto Médico Legal (IML).

Na manhã deste sábado, peritos especializados em identificação humana desembarcaram em Fernando de Noronha, onde foi montada na base da Aeronáutica a estrutura para receber os corpos.

O local onde foram encontrados os corpos e os destroços fica a cerca de 69,5 km do ponto onde houve o ultimo reporte eletrônico automático de falha do Airbus e a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha.

Foto mostra o avião Airbus A330-200, matrícula F-GZCP, que desapareceu nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico, estacionado no aeroporto George Bush, em Houston, no estado americano do Texas. (Foto: AP)


Acidente

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes na noite do último dia 31.

O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.