Auguste Louis Blériot (Cambrai, França, 1 de Junho de 1872 - Paris, 2 de Agosto de 1936) foi um aviador francês, talvez o mais popular de todos. Foi graças a ele que ficou demonstrada a utilidade do avião como instrumento militar (e mesmo de transporte de passageiros), quando ele realizou a travessia do canal da Mancha, em 1909. Após seu pouso bem sucedido na Inglaterra com o Blériot XI, o aeroplano ganharia o status de uma máquina com o potencial para transformar as relações entre as nações.Louis Blériot era engenheiro formado pela Escola Central de Paris e empresário bem sucedido da indústria automobilística até os trinta anos de idade, quando decidiu dedicar-se exclusivamente ao ramo da aeronáutica.Interessou-se pela aviação quando, em 1900, construiu um ornitóptero, um tipo de avião que tenta imitar o vôo dos pássaros movimentando suas asas para alçar vôo. Era um autodidata em matéria de aviação: projetou seu próprio avião e aprendeu a voar sozinho. Criou a Companhia Blériot - Voisin em sociedade com Gabriel Voisin. Entre 1903 e 1906 esta empresa desenvolveu vários modelos de aviões.Em 1906, em associação com outros pioneiros, como Voisin y Levavasseur, construiu o Blériot IV, um biplano muito mais elaborado que, não conseguiu elevar-se. Dois anos mais tarde introduziu uma cauda no Blériot VIII, um modelo de meia tonelada de peso e um motor de 40 cavalos que em outubro conseguiu percorrer de forma ininterrumpita o trajeto entre as pequenas localidades de Toury e Artenay.Fruto deste êxito foi o Blériot XI, um monoplano de 28 cavalos com o qual, em 25 de julho de 1909, realizou o primeiro vôo com motor desde o porto francês de Calais a localidade britânica de Dover, com o que se convirteu no primeiro homem que atravessou o canal da Mancha a bordo de um avião auto propulsado. A façanha, cujo relato percorreu o mundo como um rastro de pólvora, o fez receber um prêmio de 1000 libras outorgado por um jornal britânico.Em 1907 realizou seu 1º voo em Bagatelle, França. O jornal britânico Daily Mail oferecia um prêmio de mil libras esterlinas ao aviador que primeiro cruzasse o Canal da Mancha.Em 25 de Julho de 1909 Louis Blériot, pilotando uma aeronave modelo Blériot XI, realizou o primeiro vôo internacional da história. Partiu de Les Barraques (perto de Calais) na França e, depois de percorrer 35 quilômetros em 37 minutos, chegou a Dover na Inglaterra. Assim recebeu o prêmio prometido pelo Daily Mail.Guilherme II, Imperador da Alemanha, fez uma declaração sobre este acontecimento que se tornou famosa na época: "A Inglaterra não é mais uma ilha"."Esta transformação da geografia é uma vitória da navegação aérea sobre a navegação marítima. Um dia, talvez, graças a você, o avião atravessará o Atlântico". Trecho da carta em que Santos Dumont parabeniza Blériot.Nos anos da Primeira Guerra Mundial fabricou grande número de aviões militares para os aliados (mais de 10.000). Desta forma contribuiu para o esforço bélico francês, primeiro através de protótipos baseados em seus própios desenhos, e posteriormente em colaboração com a fábrica de aeroplanos Spad, cujos aparatos foram grandes protagonistas da contenda aérea. Finalizado o conflito, fundou sua própia compahia de aviacção e realizou numerosos investimentos no desenrolar da aeronáutica civil.Em sua homenagem, um asteróide recebeu a designação: 11248 Blériot.
Postar um comentário
0
Comentários
Bem vindo...
Amigo visitante:
Procuro atualizar o blog sempre que possível e este trabalho solitário é feito pensando em vocês. Financeiramente Não ganho NADA a não ser a amizade de alguns de vocês...
ALGUMAS IMAGENS RETIREI DA INTERNET SEM AUTORIA. SE ALGUMA DELAS FOR PROTEGIDA POR DIREITOS AUTORAIS, A VIOLAÇÃO NÃO FOI INTENCIONAL, NESTE CASO, SE NÃO ME FOR AUTORIZADA A EXPOSIÇÃO DA MESMA, A IMAGEM SERÁ RETIRADA DO BLOG, BASTA QUE ENTREM EM CONTATO POR COMENTÁRIO OU EMAIL.
0 Comentários