De olho na revogação da Exportação do F-22 Israel abandona parcerias.

By Vinna com informações do Jerusalem Post, Press TV e Times India

Em 2008, por solicitação do Departamento de Defesa Americano a IMI – Israel Military Industries que se retirassem da licitação para desenvolvimento do novo tanque do Exercito Turco. O motivo alegado a época era que Israel estaria oferecendo aos turcos de forma irregular tecnologia americana. O certame envolvia a cifra de 500 milhões de dólares e acabou vencido por uma indústria da Coréia do Sul.

Agora em 2009 a IAI - Israel Aircraft Industries, atende a uma nova solicitação do Departamento de Defesa Americano para que a empresa israelense abandone o acordo que possuía com a Sueca SAAB para fornecimento dos sistemas eletrônicos, comunicações, guerra eletrônica e radar dos Gripen NG que integravam a proposta da companhia sueca na concorrência de fornecimento de 120 aviões de combate da Força Aérea da Índia. O motivo alegado é o mesmo do de 2008: Fornecimento irregular de tecnologia so que desta vez aos indianos.

A solicitação do Departamento de Defesa Americano desta vez tem alvo certo. Aparentemente a proposta da Sueca SAAB estava indo de encontro ao interesse da empresas Boeing e a Lockheed Martin que também estão competindo no certame que envolve a cifra de 12 bilhões de dólares. Segundo o funcionário da IAI que falou sobre o assunto o interesse das indústrias Americanas é não baixar o valor das propostas feitas aos indianos.

Os Israelenses ao lado dos Japoneses e Britânicos sempre foram os aliados mais confiáveis dos Norte Americanos. E de certa forma sempre foram regiamente “premiados” com o fornecimento de equipamentos militares de primeira linha similares aos dos Americanos. Um exemplo disso são as intenções americanas de fornecimento do F-22 ao Japão e da recentemente liberação para exportação de 25 unidades do F-35 a Israel que integrará ao avião seu próprio computador central, possibilitando a integração seus sistemas eletrônicos, de comunicação, sistemas de armas além da capacidade de manter a independência em caso de uma falha técnica ou problema estrutural.

Agora ao que parece Israel (junto com o Japão) como fiel aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio, aguarda a revisão da autorização para exportação do caça F-22 Raptor pelo Departamento de Defesa Americano, inclusive como compensação pelos programas de parceria industrial abandonados pelo País.