Índia fará primeiro teste de submarino militar de propulsão nuclear
France Presse - Via Olhar Direto
A Índia fará neste mês ao mar seu submarino militar de propulsão nuclear em um primeiro teste que a coloca ao lado de grandes potências em um seleto grupo de países com este tipo de equipamento. A informação foi confirmada nesta segunda-feira por um funcionário do governo índio.
"Será o princípio de uma série de provas que durarão vários meses no golfo de Bengala", afirmou a fonte do governo, que pediu anonimato, citado pela agência France Presse.
O submarino, de 7.000 toneladas, foi construído na Índia e adaptado de um equipamento russo. O tese, se bem sucedido, coloca a Índia ao lado dos membros permanente do Conselho de Segurança --Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França-- que contam com este tipo de equipamento.
A Índia quer construir ao menos cinco submarinos do tipo para obter maior mobilidade e intervir mais rapidamente nos milhares de quilômetros de sua costa.
Potência nuclear, o país é o maior mercado de armas entre os emergentes. Seus três principais vendedores são a Rússia, Israel e França.
0 Comentários