Peace Mission 2009: Cai um caça bombardeiro Chinês

By Vinna com informações do Press TV, Vostok Media, Straits Times e People's Daily Online

Um caça bombardeiro Chinês biplace Xian JH-7A (JianHong ou Leopardo Voador, que na sua versão de exportação se chama FBC-1) caiu quando treinava navegação a baixa altitude preparando-se para o Exercício "Peace Mission 2009". O acidente com o caça chinês ocorreu antes mesmo do inicio dos exercícios conjuntos a serem realizados entre a Russia e a China e marcados para terem inicio dia 22.

No momento do acidente o caça iniciava uma corrida de ataque com o objetivo de enquadrar um alvo no solo quando repeninamente perdeu velocidade, inclinou-se para o lado, colidiu com o solo e explodiu.


O avião havia partido da base tática de Taonan na província do nordeste de Jilin na China no último em domingo. Fontes dão conta que o acidente foi motivado por um problema elétrico em um dos motores, enquanto outras dão conta de um suposto erro da tripulação.

Não há confirmação de sobreviventes uma vez que algumas fontes russas dão conta da morte dos dois tripulantes mas o jornal chinês People's Daily Online informou no dia de hoje ainda desconhecer as condições dos pilotos e se estes haviam ou não sobrevivido ao acidente.

Pelo menos 22 aeronaves russas tomam parte no exercício entre caças, aeronaves de transporte e helicópteros. Do lado Chinês o exercício envolve cerca de 40 aviões entre caças, caças bombardeiros, helicópteros e aviões de transporte.

Foi aberta uma investigação para verificar as condições em que ocorreu o acidente.