A marinha da Turquia assinou um contrato resultante da vitória da HDW no concurso internacional para a escolha de um submarino que substitua as versões mais antigas dos U-209 presentemente ao serviço da marinha turca. O acordo foi assinado na capital turca, Ankara.
A competição internacional teve nos submarinos franceses do tipo Scorpene o principal concorrente, tendo igualmente sido apresentadas propostas pela espanhola Navantia, com uma versão derivada do Scorpene e da DCNi, com uma versão do mesmo submarino completamente fabricada na França.
O actual conflito entre franceses e espanhóis por causa da propriedade dos direitos sobre o Scorpene prejudicou a opção francesa, mas a experiência que os estaleiros turcos já têm no fabrico e manutenção de submarinos do tipo U-209 não deixou de ter a sua importância.
Os U-214 turcos serão construídos em módulos na Alemanha, entre os quais se conta o mósulo de propulsão independente do ar (um produto da Siemens) e montados na Turquia. Segundo os dados divulgados, 80% do custo será correspondente à participação da industria turca, o que inclui a mão de obra. Em termos de sistemas, uma parte considerável será de concepção local, e destina-se a permitir a adequar os novos navios às necessidades da marinha da Turquia. Eles serão compatíveis com os submarinos U-209 mais recentes que vão continuar ao serviço e com os navios de superfície da marinha turca.
Este é mais um sucesso do submarino U-214, que se transformou já no maior sucesso de exportação da industria alemã de submarinos depois do U-209. Além da Turquia, países como a Grécia e Portugal também optaram por versões daquele submarino, e a Coreia do Sul também está a construir nos seus estaleiros uma classe de navios U-214, alguns dos quais já estão ao serviço.
A capacidade do U-214 para mergulhar a grandes profundidades, comuns no Mediterrâneo e no Mar Negro é um dos factores em que o navio se destaca. O seu principal concorrente Scorpéne, já foi adquirido pelo Chile, pela Malásia e pelo Brasil, além da Espanha que tem em construção uma versão própria que difere das restantes por causa do sistema de propulsão.
Mas onde a diferença é mais significativa é no sistema de propulsão independente do ar, que permite ao submarino «pairar» dentro de água, praticamente invisível.
As qualidades do sistema alemão, que funciona à base de células de combustível são normalmente vistas como superiores às do sistema equivalente francês, conhecido como MESMA.
Os seis submarinos U-214 da Turquia vão substituir os seis submarinos U-209-1200 da classe Atilay e serão construídos em Golcuk
Além desses seis navios, a marinha turca conta com mais seis U-209-1400 de maiores dimensões e com capacidade para lançar mísseis Harpoon.
0 Comentários