Bomba da Segunda Guerra é encontrada e explodida na Inglaterra


Fonte: BBC News - Via Sala de Guerra.

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em um campo em North Yorkshire e detonada numa explosão controlada.

O dispositivo de 227 kg foi encontrado em um campo perto de Ebberston no domingo (16/08) por entusiastas que estavam escavando o local de queda de uma aeronave na década de 1940.

Mais de 1.000 pessoas que vivem em Ebberston e na vizinha Allerston foram evacuadas e as estradas vicinais foram fechadas como preparação para a explosão.

Uma equipe da RAF realizou o trabalho, realizando a explosão controlada às 15h.

O Inspetor-Chefe da Polícia de North Yorkshire, Dave Foster, disse: “Foi tudo muito bem. Foi na hora certa, os residentes se comportaram, e a evacuação foi um sucesso”.

Foi uma significativa explosão, que era o que tínhamos antecipado. Mesmo com isso, o centro de jardinagem vizinho, que tem muitas áreas envidraçadas, somente teve alguns painéis quebrados”.

Residente pouco impressionado

No entanto, alguns residentes que observavam o evento não pareceram impressionados pela explosão.

Uma mulher que trouxe seu neto para ver a explosão foi perguntada por uma repórter de TV se valeu a pena ter vindo.

Não muito”, ela respondeu. “Poderíamos ter vindo com nossos cachorros, não?

A equipe da RAF passou dois dias preparando a explosão, cercando o dispositivo com dúzias de sacos de areia de 1 tonelada para minimizar o impacto do explosivo.

Um cordão de isolamento de 300 metros foi colocado ao redor do campo, e estendido para mais de 1 quilômetro antes da detonação.

Panfletos sobre a evacuação foram entregues aos residentes na noite de segunda e ônibus foram colocados à disposição para levar as pessoas para a prefeitura do vilarejo em Snainton, que dista cerca de 3 quilômetros.

Animais que pastavam na área afetada também foram removidos.

http://www.lancastermuseum.ca/photos/p_whitley1.jpg
Acredita-se que a aeronave era um bombardeiro Armstrong Whitworth Whitley, que estava retornando para a Grã-Bretanha após ser atingido por antiaérea sobre a Alemanha.

O piloto e dois tripulantes saltaram de paraquedas antes que o avião se chocasse com o solo.