O presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, recebeu da Força Aérea Brasileira (Fab) a doação de um caça modelo Mirage, no último sábado (dia 15), em Anápolis (GO). A aeronave foi o primeiro caça da Fab a romper a barreira do som no Brasil, há mais de trinta anos.
Com a reabertura operacional do museu, programada para janeiro, o avião estará entre as mais de 80 peças expostas. O espaço passa por reformas desde julho do ano passado para expandir a antiga área construída coberta, de 9,5 mil m², para mais de 20 mil m².
“Este Mirage está pintado com o nome do nosso querido Ayrton Senna, que teve a oportunidade de voar nele como passageiro, e assim será preservado no Museu. O capacete usado por Senna no voo também será gentilmente doado pelo Instituto Ayrton Senna”, explicou João Amaro.
Avião-caça Mirage III D, usado na experiência de Ayrton Senna. Senna voou de Mirage III D em Anápolis Goiás e o piloto que o conduziu foi o Coronel Alberto Côrtez.
Experiência do Senna em um avião caça F-5 em 1987.
Foto: Avião-caça Mirage III D, usado na experiência de Ayrton Senna. Senna voou de Mirage III D em Anápolis Goiás e o piloto que o conduziu foi o Coronel Alberto Côrtez.
No meio de cada movimento, Ayrton via pequenas bolinhas e perdia os sentidos por alguns segundos, no cockpit da frente, e Potengi no de trás indicado para os caronas.Foram quatro vezes. Potengi achou o suficiente e o avisou que poderia desmaiar, mas ele queria mais.
Foram loopings!!!! Já tinham feito um belo rasante na grande reta do autódromo de Jacarepaguá e ultrapassado a barreira do som a 1165 km/h, a uma distância segura para que não quebrasse os vidros das janelas da cidade. Não houve mais loopings, mas Potengi pediu permissão de Senna para mais manobras radicais. E o fez. Depois de um grande mergulho,seguido de um rasante que deixou o avião a poucos metros do mar, na região de Ubatuba, voando rente as ondas em direção ao continente, Potengi fez um movimento brusco de 180 graus.
De cabeça para baixo, tendo a água como sua única visão muito próxima ao cockpit. Sentiu algo que não esperava : Pânico.Desembarcaram daquele caça, em uma experiência de 40 minutos. Senna estava pálido e meio tonto, mas muito feliz principalmente tomado por um sentimento patriota:“Se todos os brasileiros pudessem experimentar o que senti, talvez tivessem mais amor a Pátria”.Essa frase foi estampada em todos os jornais e todas as revistas, o que aparentemente parecia um jogo de marketing.Provou anos depois, que foi o início de uma grande amizade leal e freqüente dos pilotos oficias da FAB, a ponto de , nos anos seguintes, pousar algumas vezes seu helicóptero na Base Aérea da Santa Cruz, e passar dias inteiros com eles, falando sobre aviões e aeromodelismo.
Senna também mandava vários presentes de forma discreta, um deles foi uma moderna tenda semelhante às usadas na F-1, para substituir um velho palanque de madeira que era usado em solenidades.Ayrton usou um adesivo com o símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça de Santa Cruz no lado esquerdo do capacete durante o GP Brasil daquele ano. E deu por encerradas as experiências supersônicas, mesmo quando anos depois, o piloto de seu jato particular , Owen O’Mahony, com ótimas relações na Royal Air Force, se ofereceu para conseguir para ele, a experiência de voar num dos jatos da Red Arrows, a famosa esquadrilha inglesa.
2 Comentários
Também coloquei uma legenda abaixo do video dando o devido e merecido crédito ao seu avô.
Caso deseje escrever eu publico aqui no nosso blog as suas lembranças destas e outras histórias que seu avô lhe contou... Um abraço e obrigado pela visita...
Vinna