By Vinna
O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: “Fortaleza”) é um avião, de ataque ao solo e anti-guerrilha. Mono e biplace de construção inteiramente metálica, com assentos ejetáveis tipo zero/zero e trem de pouso retrátil, fabricado pela antiga Fabrica Militar de Aviões da Argentina em Córdoba. Desenvolvido na Argentina a partir de agosto de 1966, o Pucará, voou pela primeira vez em 1969. A aeronave foi projetada para operar em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio a forças terrestres, combate anti-helicopteros e e missões de contra-insurgência - COIN.
As primeiras unidades foram entregues em 1975 à força aérea de Argentina chegando a 100 aeronaves entregues até 1982 quando participou no conflito das Malvinas. Por isso foi utilizado pelos argentinos para atacar navios e tropas britânicas nas ilhas, no entanto a sua utilzação não foi um sucesso já que era mostrou-se vulnerável a ataques de mísseis terra-ar portáteis e ao fogo de armas leves. Entretanto há de se observar que em mais de uma vez os Harrier da Real Navy precisaram de mais de uma corrida de disparos de canhão para derrubar o Pucara. Outro problema que limitou a utilização do avião em combate sobre as ilhas foi a ausência de equipamentos de visão noturna e radar para operação em condições adversas.
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Pelo menos seis Pucarás foram destruídos em terra por ação de Forças Especiais Britânicas – SAS que sabiam da capacidade de ataque do aparelho. Estas aeronaves não estavam baseadas no aeroporto de Port Stanley e sim na pista de Grama do Aeródromo de Goose Green. Em geral os aviões que participaram dos combates eram armados com as bombas não-guiadas, foguetes de 70mm, ou metralhadoras de 7.62mm. Pelo menos um helicóptero dos fuzileiros navais Britânico foi derrubado pelo Pucará em 28 de maio, a única vitória confirmada.
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Deixa clara a idade do projeto
Em 2007, um IA-58 do Força Aérea Argentina - FAA foi convertido para usar um motor a jato com biocombustivel. O projeto financiado e dirigido pelo governo de Argentino, sendo a segunda nação no mundo a usar bio-combustível em um avião a jato. O projeto pretende fazer a FAA menos dependente de combustíveis fósseis.
Foram desenvolvidas ainda outras versões do Pucará:
Foram construídas 3 aeronaves denominadas IA-58B. A aeronave era dotada de Dois Canhões Defa 553 30 mm, em vez de 20 milímetros HS-804. Com isso a fuselagem inferior apresentou um inchaço para abrigar a câmara do canhão.
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FMA IA 58 Pucará Tipo: Anti-guerrilha e Ataque ao solo
Fabricante: FMA Primeiro vôo: 20 Agosto de 1969
Inicio do serviço: 1975
Status: Ainda em uso
Usuários: Argentina, Colômbia (estocados e parte da frota doada ao Uruguai), Sri Lanka e Uruguai
Produção: 1976-1986
Total produzidos: 160
Tripulação: 2
Comprimento: 14.25 m
Envergadura: 14.5 m
Altura: 5.36 m
Aréa das asas: 30.3 m²
Peso vazio: 4020 kg
Peso máximo: 6800 kg
Motores: 2 × Turbomeca Astazou XVIG turboprops 729 kW cada
Velocidade máxima: 500 km/h
Velocidade de cruzeiro: 430 km/h
Alcance: 3710 km
Altitude de serviço: 10000 m
Armamentos: 2 canhões de 20 mm Hispano-Suiza HS.804 4 metralhadoras 7.62 mm FM M2-20 3 pontos em cada asa para 1,500 kg armamento entre canhões, bombas, foguetes, minas e torpedos.
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