Mirage 50M “Pantera” ex-Chile foram
comprados pela Fuerza Aérea Ecuatoriana – FAE


By Vinna com informações do Enfoque Estratégico e Defesanet

Atribuindo a origem da informação a fontes em Santiago no Chile o Bom Site Enfoque Estratégico informou (em 30 de julho de 2009) que a Fuerza Aérea Ecuatoriana – FAE efetivou a compra dos 14 caças Dassault Mirage 50 “Pantera” estocados pela FACh – Fuerza Aérea de Chile.


No dia 31 de Dezembro de 2007 os últimos 4 Mirage 50 “Pantera”, do Grupo de Aviación Nº 4, da IV Brigada, localizado na Base de Chabunco, Punta Arenas, extremo sul do Chile, realizaram a sua última missão operacional (fotos acima). Os Mirage 50 foram recebidas pelo Chile no início da década de 80 e modernizadas posteriormente em 1988 com aviônicos e armamento israelenses (IAI) nas instalações da ENAER no Chile quando passaram a ser denominados Mirage Pantera.

O Pantera incorporou aletas canards e outras melhorias aerodinânicas, como também aviônicos mais avançados. Estas aeronaves também receberam um novo nariz e o radar do Kfir. As aeronaves foram desativadas face a intenção da FACh em padronizar sua frota de aeronaves para o F-16 MLU, adquiridas de segunda mão à Holanda. Ao contrario dos Mirage III Brasileiros que voaram dez anos além de sua vida útil, todos os caças chilenos têm ainda quinze anos de operação pela frente. Estão equipados com uma aviônica aproximada a dos F-5EM do Brasil, podendo operar Data Link e efetuar lançamento de bombas guiadas a laser, mísseis BVR, além dos Python III, IV e V.

Em matéria de 14 de março de 2008 o sempre bem informado site Defesanet especulou a possibilidade destes aviões serem vendidos a Força Aérea Brasileira ao custo de apenas três unidades do Mirage 2000 C/B recentemente adquiridos pelo Brasil.


Um pouco sobre o Mirage 50

No final da década de 60, a Dassault resolveu criar uma nova versão melhorada do caça Mirage 5 (originalmente fabricados para Israel e em razão de embargos absorvidos pela Armée de l´aire - Força Aérea Francesa), recebendo o nome de Mirage 50. Esta aeronave era um caça mais moderno, equipado com sistemas eletrônicos mais sofisticados e o motor Snecma Atar 9K 50 turbo-jet, mais potente que os motores dos Mirages antecessores. Poderia vir equipado com os radares Thomson CSF Cyrano IV que equipava os caças Mirage F1 ou pelo radar Agave utilizados pelos Super-Etendard.

[_0DelgadoCorredorA.jpg]
Mirage 50 DV da Venezuela


Apesar de ser um caça mais moderno e versátil, o projeto passou a sentir o peso da idade e apenas as Forças Aéreas do Chile e da África do Sul acabaram comprando estas aeronaves enquanto a Força Aérea da Venezuela optou por modernizar suas aeronaves antigas para este novo padrão. Vale ressaltar que a Venezuela retirou de serviço recentemente seus Mirage 50DV alegando que o alto custo não permitia mais operar o aparelho. Além disso os 24 aviões de combate Sukhoi Su-30 MK2 adquiridos em 2006 e já recebidos pela FAV, assumiram as missões antes desempenhadas pelo veterano caça francês. (Nota: será que Chávez cederia alguns de seus Mirage 50DV recém aposentados para o “camarada” Rafael Correa como forma de pressionar a Colômbia?)

Segundo o Enfoque Estratégico creditando à origem as fontes em Santiago a Fuerza Aérea Ecuatoriana – FAE deverá manter em serviço apenas 10 caças Dassault Mirage 50 “Pantera” ex-FACh, utilizando-se das demais unidades restantes (4) como fonte de peças.

Equador compra Mirage Pantera

Segurança & Defesa - Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas

O governo do Equador adquiriu 14 aeronaves Mirage 50M Pantera anteriormente utilizadas pela Fuerza Aérea de Chile. Essas aeronaves haviam sido elevadas ao padrão Mirage 50 mediante a instalação de um motor Atar 50K, e haviam sido recebidas em 1979, sendo distribuídas ao Grupo 4 de Aviación. Em 1986, foram modernizadas como parte do programa Pantera, com aviônica do Kfir C2. Com a chegada dos F-16MLU adquiridos em segunda mão à Holanda, os aviões foram retirados de serviço na FACh em 28 de dezembro de 2007.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/07/pantera-chile.jpg

“Mirage Pantera” chilenos para Ecuador


La Fuerza Aérea ecuatoriana parece que recibirá una decena de cazabombarderos Dassault Mirage 50M Pantera dados de baja por la Fuerza Aérea chilena en 2007, sustituidos por F-16AM/BM adquiridos a la Real Fuerza Aérea holandesa. Ecuador ya ha comprado a Chile treinta carros de combate Leopard 1V, las fragatas tipo Leander FF-06 Almirante Condell y FF-07 Almirante Lynch (actualmente FM-01 Presidente Eloy Alfaro y FM-02 Comandante Morán Valverde) y ha modernizado en ASMAR de dos submarinos U209-1300, que incluye el sistema de combate SUBTICS (Submarine Tactical Integrated Combat System) de la francesa DCNS (Victor M.S. Barreira, corresponsal de Grupo Edefa en Portugal).