A BAE Systems foi formalmentre convidada a participar do Advanced European Jet Pilot Training (AEJPT) ou Eurotraining. O programa de treinamento conjunto conta com nove países europeus, mas ainda não definiu as aeronaves que serão utilizadas. O M-346 da Alenia Aermacchi sempre esteve contado como candidato principal.
Recentemente a empresa britânica recebeu um RFI (request for information) para participar do projeto com o seu jato de treinamento avançado Hawk 128. O Hawk havia sido excluído do programa depois que o Reino Unido decidiu não participar do Eurotraining.
Desde 2006, quando foram estabelecidos os quesitos básicos entre os participantes, o programa AEJPT pouco avançou.
Além da BAE a suiça Pilatus também recebeu o RFI para o PC-21. As companhias deverão apresentar suas respostas até 15 de janeiro de 2010.
Segundo a BAE um jato de treinamento com um único motor apresenta vantagens econômicas sobre o M-346, pois o custo ao longo da vida operacional da aeronave é muito inferior.
O programa ‘Eurotraining’ deveria estar operacional em 2014, mas se a aeronave for escolhida somente em 2011, esta data dificilmente será atingida. Existe um potencial par aa aquisição de 80 a 120 aeronaves.
Para a USAF
No próximo dia 24 de setembro a BAE encaminhará sua resposta ao RFI feito pela USAF para a substituição dos treinadores supersônicos Northrop T-38 (programa T-X). Esta será a maior concorrência para os fabricantes de treinadores e jato. Espera-se que a USAF adquiria entre 300 e 500 aeronaves.
Para esta concorrência a BAE terá que se associar com uma companhia norte-americana como a Boeing, a Lockheed Martin ou até mesmo a Northrop Grumman. Eventuais concorrentes serão o próprio Alenia M-346 e o T-50 coreano.
PERGUNTA DO BLOG DO PODER AÉREO: Se a proposta da Embraer para o AMX-T, como foi solicitado pela Venezuela, tivesse decolado ele teria alguma chance nestas concorrências?
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