Foto do Estaleiro INACE (Indústria Naval do Ceará S.A.) mostrando as duas primeiras unidades da nova classe de Navios-Patrulha em construção para a Marinha do Brasil. A foto faz parte de uma matéria especial publicada pelo jornal O POVO, do Ceará, sobre a situação atual da MB. Segundo o jornal, a entrega da primeira unidade será em outubro de 2009. - Fonte: O Povo

Northrop Grumman selecionada para NaPa 500 da Marinha do Brasil


A unidade de negócios Sperry Marine, da companhia estadunidense Northrop Grumman, anunciou hoje (9) ter sido selecionada pela Marinha do Brasil para o fornecimento de sistemas de navegação no estado-da-arte para quatro novos navio-patrulha de 500 toneladas (NaPa 500), com opções para outras seis unidades.

A Sperry Marine irá fornecer sistemas de navegação integrados com base na tecnologia de nova geração VisionMaster FT, incluindo consoles, displays eletrônicos, radares de navegação, sensores de velocidade, gravador de dados de missão e outros subsistemas.


A divisão da Northrop Grumman já foi contratada no passado para fornecer sistemas equivalentes para as duas primeiras unidades dos NaPa 500, construídas pelo estaleiro INACE, de Fortaleza (CE), e que devem ser entregues à Marinha do Brasil até o final deste ano. A empresa está também envolvida em vários contratos para a atualização de sistemas inerciais e radares de navegação em navios brasileiros.

"A seleção da Sperry Marine para ser a fornecedora preferencial de sistemas de navegação para esta nova classe de navios-patrulha contribui para nosso relacionamento de mais de 30 anos com a Marinha do Brasil", disse J. Nolasco DaCunha, vice-presidente da Northrop Grumman Sperry Marine.

Em agosto, foi anunciada a conquista pelo Estaleiro Ilha S.A. (EISA), do grupo Synergy, do contrato da Marinha do Brasil para a construção de quatro NaPa 500 ton. As duas primeiras unidades devem ser entregues em 2011, e as demais, em 2012.