Marinha da Índia receberá seus primeiros Mig-29 em outubro


A agência noticiosa russa RIA Novosti informou ontem (09) que a Marinha da Índia receberá em outubro próximo os quatro primeiros aviões de combate embarcados Mig-29K/KUB. As aeronaves irão operar a partir do navio-aérodromo Almirante Gorshkov (INS Vikramaditya na Índia) em fase de modernização.

A Rússia e a Índia assinaram em janeiro de 2004 um contrato de US$ 1,5 bilhões visando o fornecimento de 12 caças Mig-29 K (um assento) e dois Mig-29KUB para a Marinha da Índia.

Os primeiros quatros aviões (dois Mig-29K e dois Mig-29KU) foram transferidos oficialmente para a Índia no início do corrente ano. Entretanto, permaneceram na Rússia para serem inspecionados por técnicos indianos e para serem usados no curso de treinamento de cinco meses dos pilotos da Marinha da Índia.

Enquanto os trabalhos de modernização do navio-aeródromo INS Vikramaditya não estiverem concluídos e a embarcação liberada para operação, os Mig-29K/KUB ficarão baseados em terra.

O contrato de 2004 para modernização do ex-Almirante Gorshkov firmado com a estatal russa Rosoboronexport previa que o navio entraria em operação em 2008, entretanto, um impasse financeiro entre as duas partes deverá postergar a entrega em pelo menos quatro anos. Os russos pediram ao governo indiano um montante adicional de US$ 1,2 bilhões e os indianos concordaram em liberar apenas a metade do solicitado para a conclusão da modernização e entrega do navio-aeródromo.