Kuwait Air Force Skyhawks at Gulf War I - 1991
Texto: Mario Roberto Vaz Carneiro - Via Aviation On Line
Texto: Mario Roberto Vaz Carneiro - Via Aviation On Line
Fotos e texto complementar visite: Kuwait Air Force Skyhawks
Em 1974 o Kuwait anunciara a intenção de adquirir, por US$250 milhões, 30 Douglas Skyhawk monopostos e seis bipostos, que receberam as respectivas designações de A-4KU e TA-4KU. Os monopostos eram semelhantes à versão A-4M, que o U. S. Marine Corps havia adotado em preferência do LTV A-7 Corsair II.
Diferiam basicamente no equipamentos de comunicação e contramedidas eletrônicas, além do fato de que as aeronaves do Kuwait não têm capacidade de lançar armas nucleares nem mísseis Shrike e Walleye. Os A-4M e os A-4KU são quase que unanimemente considerados como as melhores versões do Skyhawk já construídas, em parte graças ao motor Pratt & Whitney J52-P408, de 11.200 libras de empuxo. Os TA-4KU, por sinal, são os únicos bipostos a utilizar esse motor.
O primeiro A-4KU voou em 20 de julho de 1976, e o primeiro TA-4KU em 14 de dezembro do mesmo ano - ambos pilotados por Fred Hamilton, piloto de testes da Douglas. O Kuwait recebeu seus aviões entre abril de 1977 e julho de 1978, distribuindo-os aos esquadrões 9 e 15, sediados na Base Aérea de Ahmad al-Jabr.
Já nos anos oitenta, o Kuwait decidiu adquirir 40 F/A-18 Hornet, negociação na qual os 29 A-4KU/TA-4KU remanescentes entrariam como parte do pagamento. Esse programa, porém, foi suspenso quando o Iraque invadiu o Kuwait em 1990.
Os monopostos A-4KU são externamente semelhantes aos A-4M do USMC, com pouquíssimas diferenças. Dignas de nota são a bandeira do Kuwait (na deriva) e a inscrição FREE KUWAIT na fuselagem.
Logo no início dos combates as bases aéreas do Kuwait foram inutilizadas (fotos acima), e os Skyhawk passaram a operar a partir de trechos de auto-estradas. Em 4 de agosto, decidiu-se deslocar os aviões para Darham, na Arábia Saudita, para de lá continuar as operações.
A partir daí, os A-4 receberam a inscrição “Free Kuwait” na lateral da fuselagem. Os Skyhawk operaram durante toda a guerra, tendo realizado centenas de surtidas (1.361, segundo algumas fontes). Pelo menos um deles foi abatido pela artilharia antiaérea iraquiana, e o piloto (Coronel Mubarak, comandante de um dos esquadrões) foi feito prisioneiro.
Terminado o conflito, o Kuwait tinha em mãos 18 A-4KU e dois TA-4KU, e foi solicitado ao Iraque a devolução dos Skyhawk que haviam sido retidos. Dessas aeronaves, devolvidas em fevereiro de 1992, apenas três se encontravam em condições de vôo. Completou-se, assim, o total de 20 monopostos e três bipostos em condições de vôo (com uma média de horas de vôo inferior a 1.800h cada), que foram armazenados na Base Aérea de Ali al-Salem.
A venda desses aviões chegou a ser discutida com Botswana, Argentina e Filipinas, mas no final foi a Marinha do Brasil quem os adquiriu, por cerca de US$ 83 milhões. O Kuwait adquiriu originalmente um total de 36 Skyhawk, sendo 30 monopostos (A-4KU) e seis bipostos (TA-4KU). Em janeiro de 1998, uma delegação da Armada Argentina foi enviada ao Kuwait para colaborar com seus pares brasileiros nos preparativos para a aceitação dos aviões.
Finalmente, em 5 de setembro de 1998, chegou ao porto do Forno, em Arraial do Cabo (RJ) o mercante Clipper Ipanema, de bandeira liberiana, trazendo as tão sonhadas aeronaves. A partir do dia 7, os aviões começaram seu deslocamento sobre carretas até a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
No Brasil, os Skyhawk monopostos foram designados AF-1, e os bipostos AF-1A, e em princípio a idéia era colocar em condições de vôo 18 aeronaves, incluindo os três bipostos.
Para operar os Skyhawk, foi criada no âmbito da Força Aeronaval uma nova unidade, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1, Esquadrão “Falcões”), com sede na BAeNSPA. O esquadrão foi ativado em 2 de outubro de 1998, e nesse dia a MB pela primeira vez mostrou em público seus Skyhawk, ainda com as pinturas e matrículas do Kuwait.
A inscrição “FREE KUWAIT” e as marcas nacionais daquele país já haviam sido apagadas. Na ocasião, foi exposto um monoposto com a matrícula N-1001, com pintura brasileira e configurado com quatro mísseis AIM-9H.
Entretanto, essa pintura havia sido aplicada apenas para a participação na festa; a pintura eventualmente adotada era totalmente diferente, e além disso o avião assim exposto não era o “verdadeiro” N-1001.
Lista dos A4 Skyhawk na Marinha do Brasil :
Matrícula na Marinha | Tipo | c/n | Matrícula na U.S.Navy | Matrícula no Kuwait |
N-1001 | A-4KU | 14548 | 160180 | 801 |
N-1002 | A-4KU | 49149 | 160181 | 802 |
N-1003 | A-4KU | 14551 | 160183 | 804 |
N-1004 | A-4KU | 14554 | 160186 | 807 |
N-1005 | A-4KU | 14556 | 160188 | 809 |
N-1006 | A-4KU | 14557 | 160189 | 810 |
N-1007 | A-4KU | 14558 | 160190 | 811 |
N-1008 | A-4KU | 14560 | 160192 | 813 |
N-1009 | A-4KU | 14561 | 160193 | 814 |
N-1010 | A-4KU | 14563 | 160195 | 816 |
N-1011 | A-4KU | 14564 | 160196 | 817 |
N-1012 | A-4KU | 14565 | 160197 | 818 |
N-1013 | A-4KU | 14566 | 160198 | 819 |
N-1014 | A-4KU | 14567 | 160199 | 820 |
N-1015 | A-4KU | 14569 | 160201 | 822 |
N-1016 | A-4KU | 14570 | 160202 | 823 |
N-1017 | A-4KU | 14571 | 160203 | 824 |
N-1018 | A-4KU | 14572 | 160204 | 825 |
N-1019 | A-4KU | 14573 | 160205 | 826 |
N-1020 | A-4KU | 14574 | 160206 | 827 |
N-1021 | TA-4KU | 14580 | 160212 | 883 |
N-1022 | TA-4KU | 14581 | 160213 | 884 |
N-1023 | TA-4KU | 14583 | 160215 | 886 |
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