1. Quando Gagarin percorria de autocarro os quase 30 kms entre o edifício de preparação do lançamento e o foguetão Vostok 1 pediu para parar a meio do trajeto para… Urinar. Os técnicos discutiram com ele, porque tirar e vestir o fato espacial era tarefa complexa, mas Gagarin acabou por vencer e urinar numa das rodas do autocarro Ural.
2. Foi apenas quando Gagarin estava a entrar na cápsula que repararam que o seu capacete era completamente branco. Pintaram então – e apenas então – as letras em vermelho CCCP que depois surgiriam em todas as fotografias do cosmonauta.
3. O Vostok 1 estava equipado com um sistema de ejeção da cápsula por foguetes, mas neste primeiro voo este estava desligado para evitar que o cosmonauta o lançasse antecipadamente, num ataque de pânico. O sistema de ejeção podia contudo ser ativado digitando um código numérico num teclado, código esse que estava sobre um painel de comandos cuja localização seria dada pela Central de Voo apenas se necessário. O sistema nunca chegou a ser necessário, mas no ultimo momento, um técnico de voo passaria a Gagarin o código segredando-lhe ao ouvido: “O código é 125? Compreendeste?”
0 Comentários