China libera para exportação o AVIC (Ex-Shenyang) J-8T II / F-8 Finback

By Vinna Com informações do Aerospaceweb, Aeroflight, China Defense Blog e china-defense-mashup

Após muito tempo de desenvolvimento a China anunciou a liberação para exportação do seu caça interceptador J-8 II no 13 ª anual Beijing International Air Show.

J-7 chinês
J-7 Bangladeshi

O programa de desenvolvimento do caça começou na China no final dos anos 1960 e foi o primeiro avião de combate desenvolvido pela China. É verdade que o caça tomou por base o ferramental e o conhecimento adquirido no projeto de fabricação sob licença do MiG-21 (J-7 chinês) cujos engenheiros chineses receberam informações privilegiadas da Antiga União Soviética, mas que teve seu aporte suspenso após a reforma empreendida por Mao Tse-tung.

MiG Ye-152A

O desenho que em muito lembra o experimental MiG Ye-152A o avião nada tem haver com o protótipo russo e se desenvolveu a margem deste. Desenvolvido tendo por base o MiG-21 o caça chinês herdou deste algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração, rusticidade, agilidade e fácil manutenção. Entretanto seu desenvolvimento teve no motor chinês (e no caso ele utiliza dois) o seu “calcanhar de Aquiles”, já que os Chineses não lograram desenvolver um motor efetivamente confiável.

J-8 I

O primeiro J-8 entrou em produção em 1979 e nada mais era que um MiG-21 grande. Destes foram produzidos cerca de 100 a 200 exemplares. Ainda no final de 1980 a Shenyang (agora AVIC) iniciou o desenvolvimento do J-8 II. O Desenho segue a receita adotada pela MiG no MiG-21 Russo e adota com um delta e estabilizadores verticais. Entretanto a aeronave tem dimensões bem maiores. Além disso, toda a parte dianteira da fuselagem acomoda uma imensa antena de radar. As entradas de ar que alimentam o motor aproveitam uma solução muito similar a adotada pelos caças F-4 Phanton.

J-8II's Air Intake.


Mig-23's air intake



Entretanto a versão J-8 IIM desenvolvida no inicio dos anos 90 adotam a entrada de ar e um redesenho dos profundores que em muito lembra a do MiG-23. A aeronave tem desempenho similar ao do Su-15 "Flagon” a aeronave voou em 31 de março de 1996 e visava já naquela época o mercado de exportação. Recebeu atualização de sistemas eletrônicos mas não teve nenhuma versão exportada, novamente por conta de problemas de confiabilidade do motor Liyang Wopen-7B com pós combustão.

J-8 II M

A atual versão liberada para exportação incorpora o radar pulso Doppler JL-10A X-band , “glass cockpit" e atualização da suíte eletrônica do avião com demais itens desenvolvidos para o caça J-10, capacitando-o assim para missões de caça bombardeiro. O avião incorpora ainda um novo motor Liyang Wopen-13A II mais confiável e de maior potência que melhora em muito a manobrabilidado avião.

A imagem “http://www.china-defense-mashup.com/wp-content/uploads/2009/09/f8t-2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Comenta-se que esta será a ultima tentativa chinesa de exportar o avião que justificou os fracassos anteriores na falta de experiência no mercado internacional da antiga empresa gestora do projeto a Shenyang hoje denominada AVIC.