CUSTO OPERACIONAL LEVA TAIWAN A CONSIDERAR APOSENTADORIA PREMATURA DA FROTA DE MIRAGE 2000

By Vinna com informações do Taiwan News e El Tirador Solitário

O Ministério da Defesa de Taiwan esta considerando a proposta de eliminação gradual toda a sua frota de 60 caças Mirage 2000, devido sua baixa disponibilidade e altos custos de manutenção. O problema não é novo, mas tem se agravado nos últimos meses.

O principal problema de sido observado quanto a manutenção dos Mirage 2000 de Taiwan tem sido a ruptura das laminas das turbinas. O que tem resultado em uma queda na média de horas de voo dos pilotos de 15 horas para 6 horas por mês.

Tal redução de nível de horas de voo por si só implica em uma perigosa queda no equilíbrio da capacidade de combate no Estreito de Taiwan onde a China concentra forças desde 1949 epoca em que se refugiaram na ilha ao redor de dois milhões de chineses vinculados ao partido nacionalista Kuomintang, que se opunham ao comunismo imposto por Mao Tse-Tung na China continental que considera Taiwan uma província rebelde e não uma nação independente.


Cabe agora ao Ministério da Defesa de Taiwan verificar se deve manter em operação os Mirage 2000 enquanto aguarda a liberação dos F-16 Block 52 solicitados aos Estados Unidos (O Governo de Taiwan espera que o Presidente Barack Obama anuncie durante a visita em novembro próximo a liberação para a venda ao Pais de 66 F-16 Block 52) ou se deve simplesmente retirar os Mirage 2000 de serviço. Neste meio tempo a Força Aérea deverá envidar esforços junto a Dassault e a Snecma no sentido de obter melhores condições quanto ao fornecimento de peças de reposição em especial um melhor nível de fiabilidade quanto aos problemas de observados nas lâminas das turbinas dos motores da jato Snecma.

Os Mirage 2000 de Taiwan são equipados com os SNECMA M53-P2 inicialmente chamado de M53-7, esta era uma versão mais potente e que foi desenvolvida a partir do ano de 1980, com o objetivo de equipar as versões mais pesadas dos caças Mirage 2000. Sua produção começou em 1984 com o objetivo inicial de equipar os Mirage 2000N. Depois desta versão a Fabricante Francesa Snecma lançou ainda duas outras versões melhoradas da turbina a M53-P20 (versão idêntica ao modelo M53-P2, mas que gerava um impulso máximo de 98,06 kN com pós-combustão) e a M53-PX3 (que possui um melhor aproveitamento de consumo de combustível com uma melhora no seu desempenho) ambas são as versões mais utilizadas pelas forças armadas francesas.