Austrália: Melhoria de relações com a Índia
Exercícios militares conjuntos deverão ocorrer ainda em 2009

Fonte: Area Militar


Depois da vitória de Kevin Rud, um social democrata que substituiu o governo conservador de John Howard, vários analistas australianos previram a possibilidade de o novo governo do país iniciar uma política de aproximação para com a China. Aparentemente, quase dois anos após a vitória de Kevin Rud, as ideias que o seu governo inicialmente poderia ter sobre aquela política de aproximação parecem ter mudado radicalmente.

O governo conservador de John Howard tinha prosseguido uma linha de actuação que consistia em manter a Austrália relativamente vinculada às políticas de um grupo de quatro nações que têm o potencial necessário para conter a expansão chinesa no sudoeste asiático. Esses países são além da Austrália, os Estados Unidos, o Japão e a Índia.

Durante uma recente visita à Índia por parte do ministro dos negócios estrangeiros australiano, o país solicitou a sua integração nos exercícios militares conhecidos como «Malabar», em que participam forças militares da Índia e também dos Estados Unidos.
A Austrália já participou desses exercícios no passado mas apenas de forma pontual. Agora as autoridades australianas procuram estabelecer um acordo firme para a participação australiana em exercícios futuros.

Naturalmente que um maior alinhamento da Austrália com a Índia, levantará questões em Pequim, que vê com maus olhos as relações militares mais amistosas entre países que podem condicionar o livre transito de navios chineses.
A China está cada vez mais dependente do comércio internacional e essa dependência é tanto maior, quanto os navios chineses precisam de passar em cada vez maiores números por áreas que a China não controla, como é o caso do sudoeste asiático e especialmente o oceano Índico, por onde tem que passar grande parte das importações chinesas de petróleo.

A politica naval da Austrália parece estar a sofrer modificações, resultado de um estudo apresentado no ano de 2009 pelo governo australiano sobre o futuro da marinha australiana. Naquele documento, considera-se a necessidade de a Austrália aumentar as suas capacidades navais, tendo em consideração o que vier a ser feito nesse campo pela China.

A Austrália tem neste momento em curso um programa naval que passa pela aquisição de contra-torpedeiros de defesa aérea e por dois navios porta-helicópteros de projecto espanhol, que terão o casco construído em estaleiros espanhóis, e todo o restante aparelhamento e armamento efectuado na Austrália.

Ao pretender desenvolver as suas relações militares com a Índia os australianos também pretendem melhorar as relações com aquele país no seu conjunto, após vários incidentes que «afastaram» os governos de Nova Delhi e de Camberra.