Série de fotos do Mock-up em concreto do Porta aviões chinês ex Russo Varyag que a China edifica nos arredores de Wuhan.

By Vinna com informações do Defense Technology News Blog, China Defense Blog e Area Militar

Este é o mais recente e importante sinal do desejo de Pequim em seguir firme com seu programa de criação de uma doutrina de aviação naval baseada em de porta aviões. Segundo alguns analistas o mock-up não seria adequado para realizar as operações de voo. No entanto, seria útil para o treinamento de vôo e tripulantes de doca sobre os procedimentos de operação básica de transporte acondicionamento de aviões.

O mock-up conta com convés de vôo, rampa e torre, todos edificados em cima do que parece ser um edifício de escritórios baixo. nas fotos ja podem ser vistos um avião de combate e helicópteros, envoltos em um lonas escuras, todos estacionados em uma plataforma de azulejo azul.

Enquanto isso o Porta Aviões chinês segue em constução no Estaleiro Changxing em Xangai. Espera-se que em até cinco anos o porta aviões ganhe o pacífico completamente operacional carregado com caças a jato e protegido por navios e submarinos de apoio no estado da arte.

Enquanto isso a construção do Porta Aviões Chinês e seu Mockup vai sendo objecto de uma crescente atenção por analistas militares estrangeiros e estudiosos, que acreditam que uma série de obstáculos tecnológicos continuam. Em especial quanto ao sistema de catapultas.

O antigo Varyag não dispõe deste tipo de sistema, porque a antiga União Soviética nunca foi capaz de produzir catapultas suficientemente potentes para a dimensão das aeronaves. Entretanto os Chineses tem demonstrado em seus projetos que pretendem usar aviões de asa fixa de alerta aereo antecipado em seu porta aviões. A operação destas aeronaves importa em utilização de sistema de catapultas e não de rampas.


A construção do mockup em Wuhan está entre os vários movimentos recentes da china que tem gerado interesse. Outra questão acerca do programa de posta aviões chinês que tem trazido curiosidade é a recosntrução Dalian da torre do navio.

Ja foi divulgado que Brasil e a China, custuram um acordo que poderá permitir a oficiais chineses treinar a bordo do porta-aviões brasileiro São Paulo. Especula-se que um acordo preliminar nesse sentido ja teria sido assinao entre os países.

Os chineses estão interessados em absorver a experiência brasileira na introdução de aeronaves de combate (que é recente) e neste caso os chineses vão se deparar com problemas que a marinha brasileira teve há apenas alguns anos e ainda "encontrar" as pessoas que resolveram estes entraves e trabalharam na sua solução.

Nota: Outro ponto que deve ter interessado aos chineses foi o "retofit" da catapulta do A-12 São Paulo ja anunciado. Tal iniciativa importa na desmontagem completa do sistema e sua análise pode ter sido objeto de interesse.

Segue outro set de fotos: