Em resposta aos K-8 Karakorum Bolivianos o Paraguai poderá adquirir o Super Tucano.

By Vinna com informações do O Globo, El Mundo & ABC (Paraguai)

Segundo o chanceler paraguaio Héctor Lacognata, o governo paraguaio estuda apresentar um protesto formal junto a OEA - Organização dos Estados Americanos contra o crescente armamentismo na região, em especial contra a vizinha Bolívia que recentemente decidiu comprar seis aviões de ataque leve da China K-8 Karakorum.

[30162a1.jpg]
O próprio Chávez analisou a compra dos K-8 da Venezuela
Terá ele orientado Moralez ? Mais Estranho é a redução da Encomenda de 24 para 18 será que a intenção era "doar" os aviões a Bolívia que agora agora os compra?

Ministro paraguaio das Relações Exteriores, Chanceler Héctor Lacognata

Paraguai e Bolívia só há alguns meses assinaram um acordo de limites definitivos estabelecidos ao final da “Guerra do Chaco”, que opôs os dois países entre 1932 e 1935. Pelo documento qualquer compra de material bélico por parte de ambos os países deve ser previamente comunicada ao outro e segundo a petição de lavra do Presidente do Congresso Paraguaio, Miguel Carrizosa dirigida ao Chanceler Paraguaio Héctor Lacognata isso não teria ocorrido.

K-8 Paquistanês



Os chanceleres e ministros da Defesa de Paraguai e Bolívia se reuniram em setembro para esclarecer o alcance de um crédito de 100 milhões de dólares oferecido pela Rússia a La Paz para a compra de material bélico, que causou preocupação em setores políticos paraguaios.

O governo de Fernando Lugo também expressou recentemente sua preocupação com o aumento no gasto militar por parte de vários países da região em reuniões da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e na Organização das Nações Unidas (ONU). As autoridades bolivianas afirmaram a época que o crédito seria usado “apenas” na compra de um avião presidencial e alguns helicópteros para socorro humanitário. Portanto como se vê de fato os aviões K-8 não estavam na agenda de defesa entre os dois países.

A compra de seis aviões de ataque leve da China K-8 Karakorum pela Bolivia, levou o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General Dario Davalos a anunciar que o presidente Fernando Lugo manifestou o seu apoio para a compra de aviões Super Tucano para a Força Aérea. Não obstante a compra dessas aeronaves exigir o aporte de cerca de 105 milhões.