A Força Aérea Indiana (FAI) poderá empregar caças Sukhoi Su-30MKI em operações contra piratas no Golfo de Adem, próximo à Somália, revelou ontem o vice-chefe do Ar marechal P.K. Barbora, da FAI.
A declaração foi feita às vésperas do início de um exercício conjunto que sereá realizado entre as forças aéreas da Índia e de Omã, programado de 22 à 29 de outubro. “Se as ações dos piratas intensificarem ainda mais, a marinha (indiana) não conseguirá patrulhar sozinha a área, devido a velocidade e quantidade de navios disponíveis. É nesse momento que a força aérea poderá ser chamada para ajudar”, explica Barbora.
Segundo o marechal, ele não vê a necessidade de empregar armamentos reais contra os piratas. “Nós podemos mandar os caças realizarem missões de patrulhas sobre o mar infestado de piratas. Os Su-30MKI possuem grande autonomia”, completa.
O exercício conjunto entre os dois países, que foi batizado de Eastern Bridge, vai contar com a participação de seis Sepecat Jaguar, dois Ilyushin Il-78 para reabastecimento em voo e apoio aerologístico e 136 militares. O Omã também vai empregar os jatos de ataque Jaguar na operação.
A Eastern Bridge será realizada na Base Aérea de Thumrait, ao sul de Omã, e os objetivos principais estão no emprego de armamento real em diversos tipos de missões ar-ar e ar-terra e operações aéreas sobre o cenário do deserto.
0 Comentários