Responsável por equipar carros campeões da Fórmula 1 em 13 oportunidades, a Cosworth voltará a ter seu nome ligado à elite dos esportes a motor a partir de 2010. Escolhida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para fornecer um motor-padrão e de baixo custo na categoria, a empresa britânica se mostrou "orgulhosa" por bancar o ingresso dos três times novatos: USF1, Campos e Manor.
Fabricante que dominou o fornecimento de motores da Fórmula 1 nos anos 70, quando faturou Mundiais de Pilotos com McLaren, Lotus e Tyrrell, a Cosworth havia deixado o campeonato em 2006, quando não renovou contrato com Williams e Toro Rosso.
Em dezembro do ano passado, porém, já havia garantido o retorno, vencendo a concorrência e recebendo exclusividade para oferecer às equipes um propulsor padrozinado no valor de 5,5 milhões de euros (R$ 15 mi) por temporada, mais 2 milhões de euros (R$ 5,4 mi) de entrada.
Nesta sexta-feira, foi anunciada a lista da FIA com as participantes da próxima temporada, entre as quais há três novatas, USF1, Campos e Manor, que já confirmaram a parceria com os britânicos. "Estou satisfeito que a excepcional mistura de capacidades da Cosworth tenha nos habilitado para dar uma solução à F-1", disse o chefe-executido da companhia, Tim Routsis, lembrando que a idéia dos motores baratos surgiu no ápice da crise financeira mundial que afastou a Honda da modalidade.
Segundo Routsis, sua empresa ainda se propõe a propiciar muita competitividade aos novos times. "Estamos orgulhosos por prover o desempenho exigidio para competir no esporte mais desafiador tecnologicamente e também por ampliar nossa longa ligação com ele. Os conhecimentos em engenharia acumulados após quatro décadas na F-1 ampliaram nosso alcance em diferentes setores de alta tecnologia".
0 Comentários