China anuncia programa de defesa aérea para o futuro

Fonte: Tecnologia & Defesa

O comandante da Força Aérea Chinesa, general Xu Qiliang, anunciou durante entrevista à agência de notícias local Xinhua, que seu país vai desenvolver uma ampla estutura operacional afim de dotar a organização de capacidades integradas para operações defensivas e ofensivas tanto no meio aéreo, sobre o território chinês, quanto no espaço.

Ao proferir considerações de que a militarização aérea e do espaço é uma ameaça para a humanidade, Qiliang disse que seu país criará uma grande força para atuar nas duas arenas com a finalidade de enfrentar os desafios que o futuro pode trazer.

O militar chinês defendeu que só a superioridade dos meios de monitoramente e combate é capaz de garantir a soberania sobre terras e oceanos. "Mesmo que a nossa Força Aérea seja de um país amante da paz, devemos forjar nossas espadas e escudos para protegê-la", declarou.

http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_J-10_lg.jpg
J-10

Qiliang comentou durante a entrevista que as grandes potências já vêm, ao longo do tempo, construindo sofisticados sistemas de superioridade aérea e espacial, e que os países emergentes também estão mudando suas estratégias militares para ganhar terreno nesse campo.

Segundo ele, a Força Aérea da China irá melhorar consideravelmente sua capacidade de detectar intrusos e de alerta antecipado, além das capacidades de suas armas e de defesa anti-aérea com o uso de mísseis terra-ar mais avançados, tudo isso para proteger os interesses do país e manter a paz regional e mundial. O militar chinês frisou que a orientação da Força Aérea de seu país é predominantemente defensiva e seu fortalecimento e modernização não representarão nenhuma ameaça a qualquer país do mundo.

http://www.fas.org/nuke/guide/china/aircraft/j-11_5.jpg

A China está comemorando neste ano o 60º aniversário da fundação da República Popular da China. A Força Aérea do Exército de Libertação da China foi oficialmente criada em 11 de novembro de 1949. Informações divulgadas por fontes oficiais daquele país dão conta que os militares chineses mostrarão os seus mais sofisticados aviões de guerra e sistemas de defesa aérea durante o desfile alusivo à data na próxima semana, em Pequim. Entre as aeronaves que serão mostradas, encontram-se os AEW&C Kongjing-2000 (derivado do Beriev A-50 Shmel russo), caças supersônicos Shenyang J-11 (versão doméstica do Sukhoi Su-27), bombardeiros estratégicos médios H-6 aperfeiçoados e mísseis terra-ar HQ-9.

Como parte das comemorações do 60º aniversário da Força Aérea do país asiático, acontecerá em Pequim um fórum militar aeronáutico internacional cujo tema será “Céu Harmonioso”. Mais de 300 oficiais da Força Aérea da China e de 30 países estão sendo esperados para o evento.

“A Força Aérea da China aprofundará intercâmbios e cooperação com suas homólogas estrangeiras para que haja uma relação mais aberta, transparente, confiável e prática”, finalizou Xu Qiliang.