A imagem “http://image3.examiner.com/images/blog/EXID25061/images/climategate.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
E-mails roubados por hackers revelariam farsa na tese do aquecimento global

Redação Portal IMPRENSA

A invasão dos computadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, e o roubo de mais de mil e-mails e três mil documentos trocados entre cientistas geraram polêmica a poucas semanas do encontro mundial das Nações Unidas sobre o clima.

Segundo informou a Folha de S.Paulo, o material revelaria suposta manipulação de informações para reforçar a tese do aquecimento global. Os e-mails, trocados desde 1996 pelos principais climatologistas do mundo, estão sendo utilizados por céticos para propagar a tese de que a necessidade de redução gradativa de gás carbônico não passaria de uma farsa planetária.

Parte das correspondências eletrônicas roubadas foram trocadas por cientistas que participaram do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007. O relatório foi o primeiro a confirmar que o aquecimento global é fruto da ação humana.

Para Phill Jones, que teve e-mails roubados, palavras como "truque" e "esconder a queda" foram tiradas de contexto pelos hackers. Já o cientista Lord Lawson, cético da mudança climática, disse que os documentos devem ser investigados para que se mantenha a credibilidade da ciência.