Fonte: Barco A Vista
TIPO DE NAVIO:
Barca de três mastros com gáveas
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
1.940 toneladas
DIMENSÕES:
89,5 x 11,9 x 5,5 metros
ALTURA DO MASTRO:
45,1 metros
PROPULSÃO:
Eólica
2 motores a diesel MTU 12V 183 TE92 - 1.000cv
1 hélice
COMBUSTÍVEL:
113 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
Eólica - 9 nós (17 km)
Diesel - 10,5 nós (19 km)
AUTONOMIA:
5.450 milhas a 7,5 nós (diesel)
30 dias a motor
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 9 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 16
Praças: 114
Cadetes: 63 (51 masculinos e 12 femininos)
Total: 202
RADAR:
Navegação - RACAL-DECCA 1226C (27 Km de alcance);
Navegação - KELVIN HUGHES KH 1007, banda I (37 Km de alcance)
COMUNICAÇÕES:
- Comunicações por satélite INMARSAT B;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- Radiogoniómetros TAYO VHF / HF / MF;
- 2 Projectores de sinais
EQUIPAMENTO:
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- 2 Odómetros electromagnéticos SAGEM e PLATH;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Área vélica: 2.355 m² (23 velas);
- 1 Grua hidráulica telescópica HIAB 60 SEACRANE de 3,5 toneladas;
- Receptor DGPS;
- Ómega diferencial;
- Ar condicionado;
- 2 Anemómetros;
- Girobússola Sperry Mk27;
- 2 Barógrafos;
- 1 Barómetro;
- 10 Balsas salva-vidas;
- Sonda ultrasónica ELAC 5000;
- Casco de aço;
- 2 Botes pneumáticos ZEBRO III;
- 2 Lancha semi-rígida;
- 2 Escaleres;
- 1 dessalinizador;
- Sistema GPS;
- Grua hidraúlica;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica
SISTEMAS DE ARMAS:
2 Peças HOTCHKISS de 47mm (destinadas a salva)
DESIGNAÇÃO NATO:
AXS
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
ESCOLAGRES
INDICATIVO RADIOTELEGRÁFICO:
CTEC
NÚMERO DE AMURA:
A520
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. Sagres
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1937 / 1962
Barca de três mastros com gáveas
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
1.940 toneladas
DIMENSÕES:
89,5 x 11,9 x 5,5 metros
ALTURA DO MASTRO:
45,1 metros
PROPULSÃO:
Eólica
2 motores a diesel MTU 12V 183 TE92 - 1.000cv
1 hélice
COMBUSTÍVEL:
113 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
Eólica - 9 nós (17 km)
Diesel - 10,5 nós (19 km)
AUTONOMIA:
5.450 milhas a 7,5 nós (diesel)
30 dias a motor
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 9 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 16
Praças: 114
Cadetes: 63 (51 masculinos e 12 femininos)
Total: 202
RADAR:
Navegação - RACAL-DECCA 1226C (27 Km de alcance);
Navegação - KELVIN HUGHES KH 1007, banda I (37 Km de alcance)
COMUNICAÇÕES:
- Comunicações por satélite INMARSAT B;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- Radiogoniómetros TAYO VHF / HF / MF;
- 2 Projectores de sinais
EQUIPAMENTO:
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- 2 Odómetros electromagnéticos SAGEM e PLATH;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Área vélica: 2.355 m² (23 velas);
- 1 Grua hidráulica telescópica HIAB 60 SEACRANE de 3,5 toneladas;
- Receptor DGPS;
- Ómega diferencial;
- Ar condicionado;
- 2 Anemómetros;
- Girobússola Sperry Mk27;
- 2 Barógrafos;
- 1 Barómetro;
- 10 Balsas salva-vidas;
- Sonda ultrasónica ELAC 5000;
- Casco de aço;
- 2 Botes pneumáticos ZEBRO III;
- 2 Lancha semi-rígida;
- 2 Escaleres;
- 1 dessalinizador;
- Sistema GPS;
- Grua hidraúlica;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica
SISTEMAS DE ARMAS:
2 Peças HOTCHKISS de 47mm (destinadas a salva)
DESIGNAÇÃO NATO:
AXS
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
ESCOLAGRES
INDICATIVO RADIOTELEGRÁFICO:
CTEC
NÚMERO DE AMURA:
A520
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. Sagres
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1937 / 1962
NOTAS:
• Foi construído em 1937 pelos estaleiros "Blohm & Voss" na Alemanha, recebendo o nome de "Albert Leo Schlageter", sendo o terceiro navio da classe "Gorch Fock" e pertencia à Marinha de Guerra Alemã (Kriegsmarine).
• No início da noite de 14 de Novembro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial foi gravemente danificado na proa a bombordo, ao activar uma mina colocada por navios soviéticos quando realizava uma viagem de instrução com mau tempo no Mar Báltico, a 20 milhas a Nordeste do Cabo Arkona, por via disso deslocou-se para o estaleiro de "Werke Kiel" para proceder as reparações, onde posteriormente em 1945, coube como despojo de guerra aos EUA.
• A 4 de Julho de 1948, o navio foi cedido à Marinha de Guerra do Brasil, pelo custo de de 5.000 dólares, como reparação de prejuízos de guerra causados por submarinos alemães, sendo rebaptizando de "Guanabara".
• Em 10 de Outubro de 1961, com o propósito de substituir o antigo navio-escola homónimo (igualmente alemão, aprisionado nos Açores durante a 1º Guerra Mundial), foi adquirido pelo Estado Português ao Brasil, após um período de inactividade, despendendo-se para o efeito 150.000 Dólares (4.500 Escudos) na sua aquisição.
• A 30 de Janeiro de 1962 foi formalmente aumentado ao efectivo dos navios da Armada Portuguesa, a 8 de Fevereiro de 1962 decorre no Rio de Janeiro a Cerimónia de incorporação do navio na Marinha de Guerra Portuguesa, zarpando do Rio de Janeiro em 25 de Abril do mesmo ano para a sua primeira viagem com pavilhão nacional.
• Na proa encontra-se representada a figura do Infante D. Henrique, o grande impulsionador dos descobrimentos portugueses, o casco do navio foi construído com chapas de aço de 10mm de espessura, rebitadas e parcialmente soldadas, é dotado de 23 velas, 10 de pano redondo e 13 de pano latino, sendo 11 triangulares e 2 quadrangulares.
• É um dos veleiros mais famosos no Mundo, conhecido pelas cruzes de Cristo vermelhas desenhadas nas velas redondas, um verdadeiro "ex-libris" do navio, da Marinha de Guerra Portuguesa e de Portugal, designadamente nas missões de natureza diplomática e de apoio à política externa do Estado.
• É frequentemente registado mais de 10.000 visitantes por dia e num porto movimentado durante a estadia, ultrapassa os 100.000. Durante a Expo 98, em apenas duas semanas recebeu 235.000 visitantes, é também objecto de inúmeras reportagens das estações televisivas.
• Conta já com duas viagens de circum-navegação: uma em 1978/79 e a outra em 1983/84, já realizou 4 viagens de duração superior a 8 meses, embarcou 46 Cursos da Escola Naval, já visitou 53 países, 27 portos nacionais e 147 portos estrangeiros, já fez 25 passagens pelo Paralelo do Equador, 5 passagens pelo Canal de Suez, 4 passagens pelo Canal do Panamá, dobrou o Cabo da Boa Esperança em 1993.
• Nestas viagens esteve o equivalente a 15 anos fora de Portugal, 9 dos quais passados a navegar, percorrendo ao todo 509.111 milhas, equivalente a 23 voltas ao Mundo, conta ainda com a participação em 15 regatas internacionais onde alcançou dois primeiros, um segundo, um terceiro e dois quartos lugares.
• Inúmeros Presidentes, Ministros, Reis e Príncipes de várias nações, já estiveram a bordo.
• Para além de servir de Navio-Escola na formação de alunos da Escola Naval, é juntamente com os outros Navios-Escola da Armada, uma Embaixada itinerante que leva a presença e cultura de Portugal a todo o mundo. O facto de já ter ostentado três bandeiras conferiu-lhe uma história ímpar e exuberante, sendo assim um marco no património marítimo contemporâneo de Portugal.
• Em 1987, 1991 e 1993 realizaram-se modernizações, nas quais o motor original foi substituído, instalou-se um dessalinizador e ar condicionado, a fim de contribuir para a melhoria das suas condições de habitabilidade.
• É um navio gémeo do Navio-Escola da Marinha de Guerra Alemã "Gorch Fock", do Navio-Escola da Marinha Mercante Ucraniana "Tovarish" (Camarada), do Navio-Escola da Marinha de Guerra Romena "Mircea" e do Navio-Escola da Guarda-Costeira dos Estados Unidos "Eagle".
PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em Novembro de 1975, atracou em S. Petersburgo - Rússia, sendo o porto visitado mais setentrional.
• Em Abril de 1977, participou em Hamburgo nas comemorações do centenário dos estaleiros alemães "Blohm & Voss".
• Em Julho de 1982, vence a Regata do Novo Mundo (Newport / Lisboa) na Classe A.
• A 11 de Maio de 1984, foi conferido ao Estandarte Nacional do navio a condecoração: Ordem do Infante D. Henrique, imposta pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.
• Em Abril de 1993 realizou uma viagem comemorativa dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão, percorrendo 33.842 milhas.
• Em de Junho de 1993, atracou na Cidade do Cabo - África do Sul, sendo o porto visitado mais meridional.
• Em 2000, participou nas comemorações dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, partindo de Lisboa rumo ao Rio de Janeiro, acompanhado da Fragata "João Belo", da Caravela "Boa Esperança" e do novo Navio-Escola brasileiro "Cisne Branco" que apadrinhara.
• Em Agosto de 2004, o navio serviu de Residência Oficial do então Presidente da República Jorge Sampaio, na ocasião da abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas e visita à Grécia.
• Em Junho de 2005, representou a Marinha Portuguesa nas Comemorações da Batalha de Trafalgar.
• Em Junho de 2006, participou no desfile naval no Tejo da comemoração dos 150 anos da Associação Naval de Lisboa, acompanhado do Navio-Escola "Creoula", do "Vega" e mais de 300 embarcações.
• Em Julho 2006, participou na Regata "Tall Race Ships", acompanhado do Navio-Escola "Creoula".
• A 17 de Outubro de 2007, o Almirante CEMA Melo Gomes atribuiu em reconhecimento publico dos serviços prestados no mar e pelo seu significativo contributo para o prestígio e lustre da Armada e Portugal a Madalha Naval de Vasco da Gama.
• Em 2009, a par do "Blaus VII" participou na Cerimónia do Cinquentenário do Cristo Rei.
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