Tropas de Hitler foram capturadas em câmera marchando pelas ruas do centro de Londres, numa sombria lembrança de como poderia ter terminado a Segunda Guerra Mundial.
A chocante fotografia mostra apoiadores do nazismo saudando uma procissão pelo coração de Londres, enquanto tropas de Hitler carregam um caixão coberto com a bandeira da suástica.
Tirada em 1936, a foto mostra a procissão do funeral do embaixador alemão Leopold von Hoesch, que percorreu o Whitehall, à sombra do Palácio de Buckingham, antes de ser transferida para uma carruagem e transportada pelo Mall.
A foto em preto-e-branco, que remete ao maior pesadelo da Grã-Bretanha, foi feita três anos antes do começo da Segunda Guerra Mundial, quando os governos do mundo ainda tentavam evitar a confrontação com a Alemanha.
O embaixador não era um nazista, e regularmente discordava de Adolf Hitler. Ele era muito querido pelo governo britânico, e era um amigo pessoal do Secretário de Relações Exteriores Anthony Eden.
Após a morte de von Hoesch, o posto de embaixador em Londres foi para o notório Joachim von Ribbentrop, que foi enforcado por crimes de guerra em 1946. O prédio na foto era a embaixada alemã, que agora é a sede da Royal Society.
O Secretário Executivo Stephen Cox disse: “Deve ter sido chocante ver guardas granadeiros e soldados nazistas marchando pelo Mall. Eles facilmente poderiam ter se enfrentado no campo de batalha alguns anos depois”.
A imagem da procissão foi descoberta por um taxista e historiador de Londres, Harry Harris, como parte de um documentário do Discovery Channel sobre Londres durante a guerra.
0 Comentários