
193 Squadron da RAF é homenageado pela FAB no Reino Unido
Fonte: Revista Asas
Como forma de relembrar o apoio que o Brasil proporcionou ao Reino Unido na 2ª Guerra Mundial, ao levantar fundos com a campanha Fraternidade do Fole para a compra de aeronaves de combate para a Royal Air Force (RAF), no dia 16 de outubro último a FAB descerrou uma placa em Harrowbeer homenageando o 193 Squadron da RAF.
O evento faz parte do Projeto Britons from Brazil, que nasceu há cerca de um ano atrás depois do leitor e pesquisador Carlos Fernando Thompson Motta ler o artigo ASAS Brasileiras Para a Sua Majestade, escrita pelo atual conselheiro editorial de ASAS Ian Comber, na edição número 02.
No início o projeto seria apenas contar a história da Campanha Fraternidade do Fole, como uma ação de levantamento de fundos para a compra de aviões para a Royal Air Force (força aérea do Reino Unido) durante a 2ª Guerra Mundial. Depois de fotografar uma placa oferecida em agradecimento á Comunidade Britanica no British Commonwealth Society pelos aviões doados, Motta descobriu que havia um memorial de guerra dos Anglo-Brasileiros que morreram em combate em ambas as Grandes Guerras na Igreja Anglicana de Botafogo no Rio de Janeiro.

Motta sugeriu que fosse inaugurada uma placa comemorativa em Harrowbeer, em Devon, local em que o 193 Squadron ficou sediado durante a 2ª Guerra Mundial.
Ao conversar com o Comando da Aeronáutica, especificamente com o brig. Junit Saito (comandante da Aeronáutica), do brig. Antônio Carlos M. Bermudez chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Motta conseguiu total apoio da FAB, que decidiu oferecer a placa para ser colocada em Harrowbeer, contanto que uma mesma placa fosse inaugurada no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.
No evento em Harrowbeer, estavam presentes o cel. Cesar Estevam Barbosa (Adido Aeronáutico do Brasil no Reino Unido), do cel. Willie Dobson (Adido Aeronáutico Britânico em Brasília) e de dois veteranos do 193 Squadron.
1 Comentários
Parabéns à FAB.