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Florianópolis tem centro de comando e controle de voos revitalizado

Fonte: Revista Asas

O Centro de Controle de Aproximação (APP) de Florianópolis (SC) já opera com tecnologia nacional. O sistema estrangeiro, que era utilizado para controle do tráfego aéreo, deu lugar ao STVD (Sistema de Tratamento e Visualização de Dados), software desenvolvido pela brasileira Atech . O centro é responsável por cerca de 100 voos diários. No período de férias, que começa essa mês, esse número cresce cerca de 20%.

O programa de modernização dos centros de controle de defesa e gerenciamento do tráfego aéreo foi iniciado em meados de 2000 e é uma iniciativa do Comando da Aeronáutica do Brasil. Com a atualização dos sistemas todas as operações foram otimizadas, deixando-as ainda mais seguras. Em Florianópolis, o trabalho durou seis meses. O centro entrou em plena operação nesse segundo semestre do ano.

O novo sistema nacional foi projetado para que o controlador de tráfego aéreo tenha mais facilidades ao realizar as complexas atividades requeridas para a segurança e eficiência das operações aéreas, incluindo o monitoramento de desvios relativos à separação lateral, vertical e longitudinal entre as aeronaves em voo. O software aumenta a segurança e a fluidez do tráfego em áreas de grande quantidade de voos, uma vez que minimiza a carga de operação e agiliza a execução de ações para os controladores.

Além do APP de Florianópolis, já foram modernizados os localizados em Salvador (BA), Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Nas localidades de Manaus (AM), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Santa Maria (RS) e Maceió (AL), o processo de modernização está em andamento e as mudanças deverão ser feitas ainda este ano.

MODERNIZAÇÃO
Há mais de 26 anos, o Brasil segue na vanguarda da tecnologia para o controle e defesa do tráfego aéreo e integra o Grupo 1 da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), que define os países com melhor nível de segurança de voo. A substituição do sistema estrangeiro pelo sistema nacional integra um amplo programa do Comando da Aeronáutica voltado à revitalização dos APP e dos Centros de Controle de Área (ACC). Atualmente, o Brasil possui 29 APP radar e 4 ACC cobrindo o território nacional: Brasília, Curitiba, Recife, Manaus e um outro ACC cobrindo a parte oceânica - o Atlântico -, que também fica em Recife e deve ser inaugurado em breve. Para cada um dos ACC, exceto o Atlântico, existe um órgão de Defesa Aérea conjugado, formando os CINDACTA I, II, III e IV. A expectativa é que o processo de modernização esteja finalizado em 2010.

A atualização dos centros consiste no uso de tecnologia de última geração para instalação de um sistema com novas funcionalidades, máquinas com maior capacidade de processamento e execução de um software de controle que promove segurança ainda maior para o tráfego aéreo no território nacional. De acordo com o diretor da Atech Delfim Miyamaru, trata-se de um trabalho que coloca o Brasil em igualdade com países da Europa e com os Estados Unidos, que possuem um fluxo aéreo bem mais intenso. As novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para aprimorar e otimizar o tratamento de informações, a comunicação entre controladores e pilotos, e a troca de informação entre o operador e o Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD).

Os APP são responsáveis por controlar o tráfego de aeronaves nas fases de aproximação para pouso e decolagem de um aeroporto. A função dos ACC é controlar o tráfego de aeronaves em rotas aéreas. São sistemas que fazem parte dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA), estruturas apoiadas em redes de radares e estações de telecomunicações que desenvolvem, simultaneamente, e de forma integrada, duas atividades que têm as mesmas características, mas finalidades diferentes: uma de caráter militar (vigilância e defesa aérea) e outra de caráter civil (controle de tráfego aéreo). Atualmente, o País tem cerca de quatro mil voos diários. A estimativa da IATA ( International Air Transport Association) é que o Brasil cresça de 8% a 10% nos próximos anos. De setembro do ano passado até agora, o setor registrou um aumento na ordem de 16%.