Cindacta 2 começa a operar software nacional em 2010
O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), com sede em Curitiba, deve começar a operar, em março do próximo ano, um novo software de controle de voo, com tecnologia totalmente brasileira. "A vantagem desse software é que nos dá uma capacidade maior de controle e gerenciamento", disse ontem o comandante interino do Cindacta 2, coronel Leônidas de Araújo Medeiros Júnior.
O software, conhecido como Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), já está em fase de testes na unidade paranaense, instalada em um prédio de quatro andares totalmente subterrâneo.
"É também um software brasileiro que tem duas grandes vantagens: primeiro, pode-se implementar qualquer atividade operacional e ter pronta resposta; e, segundo, o custo é bem menor. Em alguns momentos, até dez vezes menor", disse Medeiros Júnior.
O software foi desenvolvido durante dois anos pela empresa Atech, que trabalha em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa é que até 2012 todo o País esteja coberto com esse novo sistema operacional. "Se os investimentos governamentais continuarem, até 2012 teremos retirado todo o atraso tecnológico que porventura exista", afirmou o coronel.
0 Comentários