Egito intensifica limpeza de campos minados

Fonte: Digital Journal, 11 de dezembro de 2009. - Via: Sala de Guerra


O Egito planeja usar locais de batalhas decisivas da Segunda Guerra Mundial para desenvolver a indústria de petróleo, gás natural e turismo. Para fazer isso, vastos campos minados deixados para trás têm que ser limpos.

A área selecionada para ser limpa pelas autoridades egípcias segue a costa do Mediterrâneo de El Alamein até a fronteira líbia, cenário de pesadas batalhas entre 1941 e 1943. O Diretor da Secretaria Executiva para Limpeza de Campos Minados e Desenvolvimento da Costa Noroeste, Fathy El Shazly, descreveu o projeto de 250 milhões de dólares:

Este projeto abre um portão gigantesco para o futuro. Nosso projeto é, por excelência, uma limpeza para o desenvolvimento”.

Em novembro de 1942, as tropas britânicas derrotaram os alemães e italianos na 2ª Batalha de El Alamein, no Egito, e rapidamente os perseguiram pelo Norte da África até a Tunísia. Uma força combinada de britânicos e americanos forçou as forças alemãs e italianas para fora do continente em maio de 1943.

De acordo com um relatório recentemente divulgado, o Egito tem cerca de 20% das minas e munições intactas deixadas para trás pelo Eixo e pelos Aliados. Dessa forma, o país é similar à Bósnia, Afeganistão e Angola, onde armas não-explodidas impedem o desenvolvimento. Uma divisão de infantaria sul-africana plantou minas enquanto recuava perante os alemães em 1942 – ao mesmo tempo em que o comandante alemão, Generalfeldmarschall Erwin Rommel ordenou que meio milhão de minas fosse plantadas para proteger suas posições em El Alamein.

A região do deserto é habitada majoritariamente por beduínos, muitos dos quais são feridos ou mesmo mortos pelas minas. O campo de batalha é também uma atração turística, trazendo parentes e amigos de muitas nações para ver o lugar de descanso de seus entes queridos, ou aprender sobre sua história.

Além de britânicos, alemães e italianos, também australianos, neozelandeses e sul-africanos lutaram em El Alamein, ao lado de indianos, poloneses e outros.

Shazly disse que planeja limpar todas as minas na área em cinco anos. A área ocupa cerca de 250.000 hectares de costa e deserto intocados. Ele disse: “Estou confiante que o objetivo será atingido em sua integridade”.

Entre 1981 e 1999 o Egito limpou cerca de três milhões de minas. Com a nova iniciativa, foram desativadas mais 300.000 de cerca de 5% da área objetivada desde fevereiro de 2009.

A área contém estimados 4,8 bilhões de barris de petróleo e mais 4,5 trilhões de metros cúbicos de gás natural.