Momento épico e extenunante! O piloto do P-51 acena para Jim Graham (Christian Bale) em uma passagem baixa durante o ataque ao campo de prisioneiros...

Império do Sol - Empire of the Sun

por Ricardo Morgan do Cena de Cinema


IMPÉRIO DO SOL (Empire of the Sun, EUA/1987) * * * * * 15/03/02 Quem cutuca a onça com vara curta se dá mal. Isso mesmo, depois de pressionar Spielberg de fazer mais uma tentativa de “cinema sério”, que prometeu filmar depois de receber o prêmio Irving Thalberg da Academia de Hollywood, a crítica americana nunca foi a mesma com o diretor depois deste Império do Sol. O resultado é magistral, uma aula de cinema, uma obra prima sem limites de elogios.

Uma saga banhada de dor e tristeza, fala de Jim Graham (Christian Bale), um garoto britânico apaixonado por aviões, se perde dos pais durante a evacuação da cidade de Xangai em pleno ataque japonês a China na Segunda Guerra. O garoto é levado para um campo de concentração japonês e passa a conviver sozinho durante 3 anos passando fome em um ambiente triste e angustiante. Através dos olhos de um garoto, ao mesmo tempo, vemos o horror da guerra e sua paixão por aviões, que torna-se um sentimento mais forte do filme que, graças a ela, aumenta ainda mais sua vontade de sobreviver. Ótimo roteiro escrito pela dupla Tom Stoppard e Menno Meyjes, baseado no romance autobiográfico de J.G. Ballard, esta superprodução foi a primeira de Hollywood a conseguir filmar dentro da República da China em Xangai, rodado em locações autênticas.



Com sutileza, Spielberg consegue nos emocionar em diversas cenas, seja pela tristeza e o realismo, ou seja, pelo comovente encontro entre o garoto e um avião. Uma das cenas inesquecíveis do filme é quando Jim está em cima de uma torre na concentração japonesa vendo um ataque americano a base aérea, onde em câmera lenta ele observa o seu avião preferido, e começa a gritar de emoção “P-51 Cadilac of the Sky”.

O que mais se destaca com o diretor é a paixão pelos anos 40 e pelos aviões antigos. Spielberg esbanja talento refletindo bem a amizade, o drama da separação dos pais até o reencontro, a relação entre o garoto e os soldados, que é mostrada em uma jornada forte e bastante comovente.

Ótima escolha do garoto Christian Bale, além de todo o elenco com grandes interpretações formado por John Malkovich, Miranda Richardson, Nigel Havers, Joe Pantoliano, Leslie Phillips, Masatô Ibu e Emily Richard. Imagens belíssimas e inesquecíveis super bem fotografadas misturadas com emoção ao som da perfeita trilha sonora de John Williams, é de arrancar lágrimas e arrepios em uma história dramática, com pitadas de humor.

O filme foi ignorado pelo Oscar nas categorias de Melhor Filme e Direção, e sendo indicado apenas em seis categorias, todas técnicas: Direção de Arte, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora, Som e figurino, que injustamente saiu de mãos vazias. Ganhou também o Prêmio da National Board of Review por Melhor Filme e Diretor, assim como uma indicação especial por Melhor Performance Infantil para Christian Bale; e ganhou merecidamente o British Academy Awards de Vencedor de Melhor Trilha Sonora em 1988.

A boa edição do DVD duplo que contém um bom documentário rodado na época de aproximadamente 50 minutos: `Uma Odisséia na China: Império do Sol, Um Filme de Steven Spielberg` e Trailer de Cinema. O único problema deste documentário, ao invés de vir legendas em português, você tem opção pelo japonês, chinês... Império do Sol é um dos melhores filmes lançado nos anos 80 onde Spielberg provou ser o melhor diretor em anos. Assista com lenços e mais lenços, e para as crianças mimadas: “em situações que houver multidões, o conselho é não desgrudar dos pais”.



IMPÉRIO DO SOL

"Império do Sol" nos conta as desventuras de um garoto inglês apanhado pelo turbilhão da guerra. James (Jim) Graham, um jovem britânico de classe média alta, vive com sua família em Xangai até ter toda a sua vida destruída pela invasão japonesa, em dezembro de 1941. Separado dos pais e vivendo sob a dura repressão dos campos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial, apenas a sua paixão por aviões consegue manter o seu entusiasmo pela vida. É a estória de uma criança agarrando-
se à sua despedaçada infância, à medida que os imperativos da sobrevivência passam a falar mais alto.

Baseado no best-seller de J. G. Ballard, esta foi a primeira produção de Hollywood filmada dentro da China Comunista e conquistou diversos prêmios (embora nenhum Oscar), em particular pela atuação do jovem Christian Bale, como Jim.

A soberba
trilha sonora assinada por John Williams, a fotografia de tirar o fôlego e a direção de Steven Spielberg fazem de "Império do Sol" um clássico imperdível.

É também digna de nota a busca pela precisão histórica (marca registrada de Spielberg), com a utilização de A6M Zero, P-51 Mustang e B-29 Superfortress,

além do esforço para apresentar tanques que lembram o Tipo 89 japonês.



FICHA TÉCNICA:
Título Original: “Empire of the Sun”.
Elenco: John Malkovich, Miranda Richardson, Nigel Havers e Christian Bale.
Diretor: Steven Spielberg.
Ano: 1987.
Premiação: - Ele recebeu 6 indicações ao Oscar®: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia,Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Recebeu ainda 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme (Drama) e Melhor Trilha Sonora.

FURO:
- No final do filme aparece um Cessna L-19 fazendo não sei o que em um aeródromo japonês.

CURIOSIDADES:
- Muitos dos aviões que aparecem voando no filme de fato são enormes aeromodelos, particularmente o B-29 Superfortaleza.
- Este foi o filme de estréia de Christian Bale, hoje famoso por Batman Begins.
- A tentativa de filmar na China consumiu vários meses de negociações por parte de Steven Spielberg, que só recebeu a autorização para as filmagens após as autoridades locais assistirem a vários filmes do diretor, que era desconhecido na China até aquela época.