Marinha Italiana, perspectivas de novos LHD

Fonte: Naval Technology - Via: Plano Brasil

http://www.naval-technology.com/features/feature_images/feature70378/6-lhd.jpgA Marinha italiana começou a aumentar o seu arsenal naval, tendo em vista a expansão de sua força de projeção de poder do mar para a terra visando duplicar sua atual capacidade anfíbia até meados de 2020.

O elemento-chave, deste ambicioso programa é o novo Porta estandarte de 27100 toneladas de deslocamento, capaz de operar aeronaves VSTOL o porta aviões Conde de Cavour.

A Marina Militare Italiana quer mais do que duplicar sua atual capacidade anfíbia em 2020.
No início de 2009, o orgulho da Marina Militare substituiu o Gisseppe Garibaldi, o qual servirá apartir de agora como navio porta Helicópteros apoiando as operações anfíbias, reforçando os meios destinados as operações anfíbias.

Porém, após os recentes confrontos no Líbano e Afeganistão onde a Marina Nationale teve que apoiar as forças terrestres ficou latente a necessidade de ampliar as capacidades da força naval consoante ao transporte e apoio às operações anfíbias.

Desta forma, surgiu então um programa que visa a incorporação a partir de 2016 de 3 novos LHD para apoio às operações Aéreas e Anfíbias. O planejamento do projeto teve seu inicio em 2008, entretanto o batimento da quilha do primeiro LHD está prevista para ocorrer já em 2012.

O estaleiro naval italiano Fincantieri fica então responsável por um programa estimado em cerca de €1,5 bilhões. Adotando práticas generalizadas nos últimos projetos de navios desta categoria, os novos LHD farão uso extensivo de padrões e subsistemas comerciais de forma a baratear os custos e acelerar os prazos de incorporações das belonaves.

Os novos LHD serão capacitados a agir como um navio de comando, especialmente para o comandante da força-tarefa anfíbia ou Comandante da Força de desembarque. Para isso, estes serão dotados de sistemas de comunicação integradas C3, bem como capacidades C4I para manter o controle de área num perímetro coordenando forças navais e terrestres.

Cada navio será capaz de embarcar, lançar, apoio e retirar uma força de desembarque de 750 homens. Operando normalmente com 350, assim, o espaço para veículos de transporte, especialmente veículos blindados e tanques irá aumentar significativamente.

Para as operações de desembarque anfíbio, uma doca alagável de 50m × 15m capaz de acomodar quatro veículos de desembarque será usada para apoiar as operaões anfíbias, permitindo a funcionalidade simultânea de dois deles .

Como a sua nova classificação já sugere, acima de tudo, estes novos vasos irão aumentar a capacidade da Marina Militare Italiana no apoio as operações aéreas. os atuais LPD em uso pela Marina Italiana podem operar simultaneamente até quatro helicópteros e não têm hangares para todos.

O convôo dos novos LHD será configurado com cinco pontos de desembarque, e os navios serão capazes de operar cada um, até 8 helicópteros EH101, podendo acomodar em seu hangar até 5 deles.

Um alto funcionário da Marinha teria afirmado em 2008 que dois pontos de desembarque poderiam ser configurados de forma a permitir a decolagem e aterragem de helicópteros pesados ou aviões VSTOL como o AV-8B e F-35C.