MiG-29N da Força Aérea Real da Malásia

A Malásia pretende vender seus 16 caças MiG-29 no próximo ano

Fonte: Asia Daily – Via: Cavok

A intenção da Malásia em vender os caças MiG-29 em uso pela Força Aérea, atraiu o interesse de países. O objetivo principal é redução de custo de manutenção. E com isso deve ser iniciado a busca por um novo vetor de superioridade aérea.

O ministro da Defesa da Malásia, Datuk Seri Dr Ahmad Zahid Hamidi, disse que 10 caças deverão ser vendidos em junho de 2010 enquanto que as outras seis aeronaves deverão ser vendidas no final do próximo ano.

“Os compradores interessados estão de acordo que a compra dessas aeronaves fabricadas na Rússia será através do lote inteiro,” disse Zahid.

Ele informou que a venda dependeria de requerimentos definidos na venda e que o acordo deverá ser assinado pelos governos da Malásia e Rússia e também precisará de um aceite do conselho de segurança das Nações Unidas, o qual possui um regulamento que não permite a venda de equipamentos militares para países que possam oferecer ameaças a segurança internacional. (Nota do Vinna: O Iraque é o único país com dinheiro suficiente que busca deserperadamente caças de alto desempenho para sua Força Aérea cujas vendas de armas tem de passar pelo "crivo" da ONU. Vale salientar que o Iraque pretende ter pelo menos um esquadrão de caça operacional ate a saida dos americanos de seu território fato esse que deverá ocorrer em 2009/2010. O iraque no intuito de operacionalizar seu intento ja solicitou a venda de um lote de caças F-16 usados o que foi negado pelos EUA obrigando assim o país a recorrer a sérivia em busca de caças que foram enviados aquele país para manutenção durante o regime de Sadam Hussein)

Todavia, Zahid se negou a revelar as identidades dos países interessados.

Enquanto isso, o governo da Malásia se prepara para iniciar uma competição para escolha de uma nova plataforma de superioridade aérea substituindo seus caças MiG-29. Cinco participantes deverão ser comunicados desse requerimento. Os caças MiG-29 que estão sendo vendidos ainda possuem condições de voo por mais de 20 anos. O principal motivo da venda é reduzir o custo de manutenção anual que esses caças representam. “Nós não manteremos nenhum para posteridade num museu,” disse Zahid.

Zahid disse que ao Parlamento em outubro, que o governo da Malásia comprou os caças MiG-29 por um valor relativamente baixo em 1993, na época considerado o mais capaz e versátil caça do mundo.

Duas aeronaves estiveram envolvidas em acidentes, em 1998 e 2005.