Fonte: prideaircraft.com - Via CAVOK
O “primeiro” Sukhoi Su-27 ‘Flanker’ civil do mundo, operado por uma empresa privada, a empresa Pride Aircraft, que comprou duas aeronaves da Ucrânia, e deixou elas desmilitarizadas, está como novo e pronto para ser adquirido e operado por quem tiver interesse em comprar o jato supersônico. A primeira aeronave nº 31, que foi licenciada pela FAA com o prefixo N131SU, voou no dia 10 de dezembro em Rockford, Illinois, e agora está a venda. A Pride Aircraft informou que o caça decolou da pista 25 com um vento de proa de 15 kts, e após 350 metros deixou a pista do Aeroporto Internacional Chicago Rockford.
O caça voou localmente por cerca de 45 minutos numa temperatura de 14 graus Celsius e executou múltiplos toques e arremetidas antes do pouso completo. De acordo com o registro online da FAA, o caça está voando com um certificado temporário, emitido dia 2 de dezembro de 2009, que expira no dia 1º de janeiro de 2010. De acordo com a Pride, o jato é o primeiro a ser licenciado nos EUA e o primeiro de um par que serão os únicos Flankers (ambos são da versão UB – blipaces) a serem operados por particulares no mundo.
Com exceção de um pequeno defeito no sistema de comunicação, todos sistemas operaram normalmente. Durante os próximos dias, novos voos de avaliação serão efetuados no aeroporto.
Uma segunda aeronave de nº 32 já está sendo finalizada e também receberá a licença da FAA e começará os voos de avaliação.
Confira outras imagens do primeiro voo do Sukhoi Su-27 civil da Pride Aircraft:
1 Comentários